Ser amigo é, antes de tudo, ser livre

Certa vez, escutei de um amigo, que eu era a pessoa que mais o fazia sofrer. Logo perguntei: como que eu sendo um dos seus melhores amigo poderia fazê-lo sofrer tanto? Ele me explicou: sofro porque é de você que eu mais espero uma resposta diante das situações. Com isso lembrei de uma coisa que a minha mãe sempre falava: “Gustavo, você não poder ver nas pessoas aquilo que você é, e nem esperar que elas tenham a mesma reação que você teria diante de uma situação”. Então entendi o porquê de tamanho sofrimento, e é claro, o porquê também sofro, diante dos amigos que tenho e que espero deles outra atitude, a que eu teria. Entendi que a amizade é algo muito livre, e ser amigo é ser livre para partilhar, opinar, etc. É um ato livre, a liberdade se encarrega da reciprocidade. Ser amigo não é ser conveniente, falar só por falar, ser amigo é ser livre. Não é força de expressão, mas sim liberdade no mais concreto da palavra.

Ser amigo é partilhar e ter o que foi partilhado como o alimento que a cada dia faz crescer o amor entre duas pessoas. A amizade é fonte de crescimento, e isso é mutuo, faz com que o vivido entre duas pessoas inspire outros para desejar viver a mesma experiência. Isso faz dos amigos, referência.

Sabendo disso: você pode dizer que tem amigos? Falando de mim, eu posso dizer que tenho grandes amigos, aos quais partilho hoje várias experiências. E não só falo de mim, mas posso ouvi-los também. São varias experiências, algumas muito sofridas e muitas delas não, mas experiências que me fazem hoje ter um pequeno conceito do que é ser amigo. A amizade verdadeira faz de mim uma pessoa transparente, me faz assumir um compromisso com aquele com quem me sinto livre. E você, pode dizer que tem amigos?

Sei que ainda tenho muito a aprender com os amigos e as experiências “sofrimentos e alegrias”, mas estou disposto e aberto a aprender com elas.

Ser amigo é antes de tudo ser livre!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.