Nota-se hoje em dia que, os relacionamentos quase sempre são marcados por um jogo de interesses, onde o beneficiado tem de ser sempre “eu”. Dessa forma, o “eu” tem substituído o “nós”, e o “você” nem se menciona. Isso é uma pena! Porque está se perdendo algo muito valioso, que a Palavra de Deus menciona como riqueza: a amizade. Veja o que Deus nos fala em Sua palavra: “Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro” (Eclo. 6, 14).
Num mundo egoísta, ter um amigo verdadeiro é um presente de Deus do qual não podemos esquecer
Amigo é aquele que está sempre ao lado do seu irmão na hora das dificuldades, além de fazer o bem sem querer nada em troca. Ser amigo é chorar quando o outro chora; alegrar-se com ele em suas vitórias; é ouvi-lo; é ser ombro amigo; é também corrigi-lo quando está indo por um caminho errado, mas com respeito e amor. É, muitas vezes, dar uma sacudida quando ele está dormindo e, também, ser sombra quando o sol das dificuldades está muito forte. Vemos no Evangelho que Jesus tinha muitos amigos pelos quais sofria e chorava, como foi no caso da morte de Lázaro (conf. Jo. 11, 34-36).
O remédio para um mundo egoísta são as verdadeiras amizades, aquelas regadas com os princípios evangélicos, em que o amor verdadeiro e o respeito estão em primeiro lugar e o bem estar do irmão tem prioridade em sua vida, como diz no Evangelho: “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-vós a eles” (Mt. 7, 12).
Leia mais:
.: A amizade segundo Santo Tomás Aquino
.: Conheça as três fases para formação de uma boa amizade
.: A importância da amizade para o desenvolvimento emocional
.: O que é amizade?
Mas você pode estar pensando agora: “Mas eu não tenho nenhum amigo assim!”. Está na hora de você se tornar um amigo verdadeiro, fazendo dos pequenos gestos manifestações de amor por seus irmãos. Seja você o primeiro a dar o passo e com certeza tornará a vida dos outros melhor.
Deus te abençoe!
Dom José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa.