O dia de Nossa Senhora de Loreto, padroeira dos aviadores, é 10 de dezembro. Loreto é uma cidade da Itália. Segundo uma tradição piedosa, os Anjos teriam transportado pelos ares, até Loreto, a Casa em que Nossa Senhora morou em Nazaré, onde hoje existe a bela basílica da Anunciação. Foi ali que a Virgem Maria recebeu o anúncio do Anjo Gabriel e viveu com Jesus e José. Nesta Casa, o Verbo se fez homem.
Esta Casa só tem três paredes, que eram a parte da Casa da Virgem, feita de alvenaria, unida a uma gruta na rocha, ainda hoje venerada na Basílica da Anunciação em Nazaré.
Pela tradição da Casa, ter sido trazida pelos anjos, pelos ares, Nossa Senhora de Loreto passou ser a protetora dos aviadores.
Nossa Senhora de Loreto: protetora dos aviadores
Esta Casa está, hoje, dentro na basílica de Loreto. As pesquisas históricas, arqueologias e científicas parecem confirmar a sua autenticidade, sancionada, pela primeira vez, em 1310, com a Bula do Papa Clemente V (1305-1314).
Estudos recentes demonstram que os tijolos desta Casa foram fabricados segundo o uso dos Natabeus, conhecido na Galileia no tempo de Jesus; as gravações em grafites nos tijolos da Casa são de origem judaico-cristã, e a massa usada para unir os tijolos não é conhecida nessa região.
Uma hipótese também levantada é que os Cruzados poderiam ter trazido esta Casa de Nazaré, quando foram expulsos da Terra Santa, em 1291, pelos turcos otomanos. Eles teriam desmanchado as paredes da Casa e as reconstruído em Loreto, pela primeira vez na cidade de Ilíria, e, em seguida, em Loreto. Isto para evitar que os muçulmanos profanassem a Casa onde se deu a Encarnação do Verbo.
Foram encontradas cinco cruzes de pano, pertencente, provavelmente, aos Cruzados, entre os tijolos da construção desta Santa Casa. Além disso, o perímetro da Casa de Loreto coincide com o dos alicerces que permaneceram em Nazaré.
Os anjos honram a Virgem Maria
Uma crônica de 1465, narrada por Teramano, afirma que os Anjos tiraram a mencionada igreja daquele lugar e a transportaram para a Eslavônia, não sendo a Virgem Maria bem honrada ali, os Anjos a levaram para Loreto, lá chegando no dia 10 de dezembro de 1294, perto do porto, no território de Recanati.
Há uma tradição contida no antigo Código “Chartularium culisanense”, segundo a qual os Anjos que teriam feito o transporte da Casa se referiam à nobre família bizantina Angeli, no século XIII.
Leia mais:
.:Entenda por que Nossa Senhora é Rainha e Mãe da fé
.:As Nossas Senhoras são a mesma Virgem Maria?
.:Nossa Senhora nos ensina como restaurar uma alma despedaçada
.:História de Nossa Senhora do Rosário
Estamos a caminho da Cidade Eterna
Bento XVI, ao visitar Loreto em 2012, falou da mensagem singular desta Casa: “Não é uma Casa particular, mas aberta a todos, situada nos caminhos de todos. Com efeito, estamos a caminho de outra Casa: a Cidade Eterna”!
Bento XV (1914-1922), em seu “Tratado de canonização dos Santos”, aceitava que a Casa de Loreto era a parte de tijolos da Casa de Nazaré, especialmente pelos “milagres que não cessam de acontecer”. O Papa Sixto V (1585-1590), ao terminar a fachada da Basílica de Loreto, mandou gravar em letras de ouro: “Casa da Mãe de Deus onde o Verbo se fez carne.”
São João Paulo II disse: “Estas pedras corroídas pelo tempo, ícones do mistério da Encarnação, pelo qual “para nós, homens, e para a nossa salvação”, Deus, no momento da Anunciação, fez-se carne da Virgem Maria e fez-se homem assim como professamos no Credo”.
A visita à Santa Casa de Loreto é uma das mais populares peregrinações da Itália.
Loreto é reverenciada pelos Papas
Os Papas têm, desde sempre, reverenciado Loreto. O Papa Julio II (1550-1555) retirou Loreto da jurisdição do bispo de Recanati para atribuí-la diretamente à Santa Sé. Loreto tornou-se um lugar digno de substituir os lugares santos da Palestina. Muitos doentes vão ao Santuário de Loreto para buscar uma cura para os seus males. Muitos santos visitaram o Santuário: Santa Catarina de Sena, São Francisco de Paula, Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, São Francisco de Bórgia, São Luiz Gonzaga, São Carlos Borromeu, Santa Terezinha do Menino Jesus… São José de Cupertino teve uma visão de anjos que penetravam na Casa, com as mãos cheias de dons.
No diário de Cristóvão Colombo, consta que, quando a sua nau enfrentou uma terrível tempestade, ele fez a promessa de enviar um peregrino a Santa Maria de Loreto, para vencer a procela.
Leão X (1513-1521) publicou uma Bula em favor da Sagrada Casa, exaltando os muitos milagres que Deus ali realiza por intercessão de Maria. O Papa Pio IX (1846-1878) disse que foi curado neste local.
Fontes:
– https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/12/10/nossa-senhora-de-loreto.html
– http://www.loreto.org.br