Retiro Popular

Quinta-feira, dia 26 de março

“O cálice da bênção, que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo?
E o pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão” .
“Como acontecia com as primeiras comunidades de cristãos, hoje nos reunimos assiduamente para escutar o ensinamento dos apóstolos, viver unidos e participar do partir do pão e nas orações. A comunhão da Igreja se nutre com o Pão da Palavra de Deus e com o Pão do Corpo de Cristo.
A Eucaristia, participação de todos no mesmo Pão de Vida e no mesmo Cálice de Salvação, faz-nos membros do mesmo Corpo. Ela é a fonte e o ponto mais alto da vida cristã, sua expressão mais perfeita e o alimento da vida em comunhão.

Na Eucaristia, nutrem-se as novas relações evangélicas que surgem do fato de sermos filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja que a celebra é casa e escola de comunhão onde os discípulos compartilham a mesma fé, esperança e amor a serviço da missão evangelizadora” .

Em sua Leitura Orante da Palavra de Deus de hoje reze os laços entre a Eucaristia e a unidade, a vida de Comunhão na Igreja. Tome consciência dos efeitos que a Eucaristia produz na vida da Igreja e em sua vida pessoal.

Termine seu retiro do dia acompanhando as orações para a 4º semana e meditando as leituras abaixo indicadas:

Ex 32, 7-14
Sl 105 (106), 19-20.21-22.23 (R/. 4a)
Jo 5, 31-47

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.