Retiro Popular: Saiamos ao encontro dos outros

Sábado, dia 28 de março:

“O anjo disse a Maria: ‘Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível’. Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra’. E o anjo retirou-se de junto dela.
Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel”.
Nossos povos se identificam particularmente com o Cristo sofredor, olham-no, beijam-no ou tocam seus pés machucados, como se dissessem: “Este é ‘o que me amou e se entregou por mim”.
Muitos deles golpeados, ignorados, despojados, não abaixam os braços.

Com sua religiosidade característica se agarram no imenso amor que Deus tem por eles e que lhes recorda permanentemente sua própria dignidade. Também encontram a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela vem refletida a mensagem essencial do Evangelho.

Nossa Mãe querida, desde o santuário de Guadalupe, faz sentir a seus filhos menores que eles estão na dobra de seu manto. Agora, desde Aparecida, convida-os a lançar as redes ao mundo, para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento e aproximá-los da luz da fé. Ela, reunindo os filhos, integra nossos povos ao redor de Jesus Cristo”.

A prontidão de Maria é a lição de hoje, para sairmos ao encontro dos outros, esvaziando-nos de nós mesmos, para amar!

Termine seu retiro do dia acompanhando as orações para a 4º semana e meditando as leituras abaixo indicadas:

Leituras:
Jr 11, 18-20
Sl 7, 2-3.9bc-10.11-12 (R/. 2a)
Jo 7, 40-53

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.