Retiro Popular: Permanecer unidos para que o mundo creia

Sexta-feira, dia 27 de março:

“O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, rivalizando-vos em atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração.
Mostrai-vos solidários com os santos em suas necessidades, prossegui firmes na prática da hospitalidade.
Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Mantende um bom entendimento uns com os outros; não sejais pretensiosos, mas acomodai-vos às coisas humildes. Não vos considereis sábios aos próprios olhos. A ninguém pagueis o mal com o mal. Empenhai-vos em fazer o bem diante de todos. Na medida do possível e enquanto depender de vós, vivei em paz com todos”.
“A Igreja, como comunidade de amor, é chamada a refletir a glória do amor de Deus que é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos para Cristo.

No exercício da unidade desejada por Jesus, os homens e mulheres de nosso tempo se sentem convocados e recorrem à formosa aventura da fé. “Que também eles vivam unidos a nós para que o mundo creia” .
A Igreja cresce, não por proselitismo, mas por atração: como Cristo “atrai tudo a si” com a força de seu amor.
A Igreja “atrai” quando vive em comunhão, pois os discípulos de Jesus serão reconhecidos se amarem uns aos outros como Ele nos amou”.
Nesta sexta-feira da Quaresma, faça de novo sua revisão de vida com a ajuda do texto da Carta aos Romanos, que foi proposto para a Leitura Orante da Palavra.

Dia de Penitência quer dizer: Oração mais intensa, gesto de mortificação ou jejum, Obra de Caridade. Aproveite a hora da graça!

Termine seu retiro do dia acompanhando as orações para a 4º semana e meditando as leituras abaixo indicadas:

Sb 2, 1a.12-22
Sl 33 (34), 17-18.19-20.21.23 (R/. 19a)
Jo 7, 1-2.10.25-30

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.