Retiro Popular: Em Maria nos encontramos com a Trindade

Quarta-feira, dia 25 de março: Solenidade da Anunciação do Senhor

“Maria, então, perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?’
O anjo respondeu: ‘O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível’.
Maria disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra’. E o anjo retirou-se de junto dela” .

“A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo.
Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo, quando, daquele momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa. Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito, ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo- lhe um selo mariano que a identifica profundamente.

Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus.
Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos” .
Nossa Senhora disse seu ‘sim’ a Deus na Anunciação e seu ‘sim’ da Caridade no serviço à sua prima Isabel. Construir a Comunhão é decisão sábia da parte de cada pessoa cristã. Mas ocorre ser muito práticos. Olhando para Maria, podemos aprender a tecer de novo o relacionamento com Deus e a humanidade, com gestos simples e muito concretos.

Termine seu retiro do dia acompanhando as orações para a 4ª semana e meditando as leituras abaixo indicadas:

Leituras: Is 7, 10-14; 8, 10
Sl 39 (40), 7-8a. 8b-9.10.11 (R/. 8a e 9a)
Hb 10, 4-10
Lc 1, 26-38

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.