Oração da 5ª Semana da Quaresma

Salmo da Semana

O Senhor é bom para todos. O cristão se alegra com todos os que se aproximam de Deus e vai, em nome do Senhor, ao encontro dos mais sofredores. Reze todos os dias o Salmo 145 (144).

“Ó Deus, meu rei, quero exaltar-te e bendizer teu nome eternamente e para sempre. Quero bendizer-te todo dia, louvar teu nome eternamente e para sempre. Grande é o Senhor e digno de todo louvor, não se pode medir sua grandeza. Uma geração conta à outra as tuas obras, anunciam as tuas maravilhas. Proclamam o esplendor glorioso da tua majestade e narram os teus prodígios. Mostram a força das tuas temíveis intervenções e falam da tua grandeza.
Difundem a lembrança da tua imensa bondade, celebram com júbilo tua justiça.
O Senhor é clemente e misericordioso, lento para a ira e rico de graça.
O Senhor é bom para com todos, compassivo com todas as suas criaturas. Que todas as tuas obras te louvem, Senhor, e te bendigam os teus fiéis. Proclamem a glória do teu reino e falem do teu poder, para manifestar aos homens os teus prodígios e a esplêndida glória do teu reino. Teu reino é reino de todos os séculos, teu domínio se estende a todas as gerações. Fiel é o Senhor em suas palavras, santo em todas as suas obras.
O Senhor ampara todos os que caem e reergue todos os combalidos. Os olhos de todos em ti esperam e tu lhes forneces o alimento na hora certa. Abres a mão e sacias o desejo de todo ser vivo. O Senhor é justo em todos os seus caminhos, santo em todas as suas obras.
O Senhor está perto de todos os que o invocam, dos que o invocam de coração sincero. Satisfaz o desejo dos que o temem, escuta o seu clamor e os salva.
O Senhor protege todos os que o amam, mas destrói todos os ímpios. Que minha boca fale o louvor do Senhor e todo ser vivo bendiga o seu nome santo, eternamente e para sempre”.

“Cristo é a nossa Paz”
Na última semana do Retiro Popular, olhe em torno de si e verifique as condições sociais em que se encontram as pessoas, as famílias e o bairro em que você vive. Com criatividade, procure caminhos de solidariedade e participação.

Contemplando a Cristo com os olhos de Maria
Durante a última semana do Retiro Popular, reze o Rosário em família, pelo menos uma vez, desfrutando a beleza e a simplicidade desta oração.

Oração da noite

Para encerrar o seu dia de retiro, reze assim:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Eu vos adoro, meu Deus, e vos amo com todo o coração. Dou-vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia. Perdoai-me as faltas que hoje cometi e, se algum bem fiz, aceitai-o. Guardai-me durante o repouso e livrai-me dos perigos. A vossa graça esteja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amém.
Meu Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as causas deles e os meios de evitá-los.

Exame de consciência

Deveres para com Deus: Lembrei-me de Deus durante o dia, oferecendo-lhe o meu trabalho, dando-lhe graças, recorrendo a Ele com confiança de filho? Deixei-me vencer pelo respeito humano em algum momento? Fiz as minhas orações pausadamente com atenção e devoção?

Deveres para com o próximo: Tratei com dureza ou desprezo os demais? Tive a preocupação de ajudar os que me rodeiam, fazendo-lhes, além disso, a vida mais agradável? Preocupa-me também a sua vida religiosa? Fiz algum apostolado?
Caí na murmuração? Sei perdoar? Rezei pelas pessoas que de algum modo me preocupam?

Deveres para comigo mesmo: Lutei pela minha própria santificação? Deixei-me levar por sentimentos de orgulho, vaidade, sensualidade? Esforcei-me por arrancar o meu defeito dominante? Recorri a Deus para que aumente em mim todas as virtudes e, especialmente, a fé, a esperança e a caridade?

Ato de contrição: Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

Ao Anjo da Guarda: Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noitee de dia.

Pelas Almas do Purgatório: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso entre os esplendores da luz perpétua.
Descansem em paz. Amém. Amado Jesus, José e Maria, eu vos dou o coração e a minha alma.
Amado Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia. Amado Jesus, José e Maria, expire em paz entre vós a alma minha.
Reze o Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

No encerramento do Retiro Popular de 2009, resta-nos desejar que continue em todos os fiéis o desejo de rezar com a Palavra de Deus, como também de aproveitar, em sua formação pessoal, a grande riqueza do Documento de Aparecida. Deus dê a todos uma Santa Páscoa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.