Oração da 3ª semana da Quaresma

Salmo da Semana

Ser discípulo é deixar-se conduzir pelo Senhor através dos caminhos da vida. Reze todos os dias o Salmo 23 (22).

“O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Ele me faz descansar em verdes prados, a águas tranqüilas me conduz. Restaura minhas forças, guia-me pelo caminho certo, por amor do seu nome. Se eu tiver de andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estás. O teu bastão e teu cajado me dão segurança. Diante de mim preparas uma mesa aos olhos de meus inimigos; unges com óleo minha cabeça, meu cálice transborda. Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida e vou morar na casa do Senhor por muitíssimos anos.”

“Cristo é a nossa Paz”

Nossa presença na sociedade há de ser coerente. Quem participa de alguma atividade comunitária, social ou política, que o faça com os valores do Evangelho. Vale a pena viver tudo o que lhe couber fazer nesta semana, perguntando-se o que Jesus faria se estivesse em seu lugar.
O mundo será melhor, mais seguro, com aquela paz que vem de Jesus Cristo.

Contemplando a Cristo com os olhos de Maria

Rezar o Rosário é próprio do discípulo, que medita continuamente os mistérios da salvação, com Maria, que guardava tudo em seu coração. Ela, que é a discípula primeira e mais fiel.

Oração da noite

Na Liturgia das Horas, a oração da noite se chama “Completas”. Para o retiro, aqui está uma proposta de aprendizado desta forma de oração.

Deus, vinde em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Reze o seguinte hino:

Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor.
Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai.
Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor.

Reze a antífona do Salmo 4 e em seguida o próprio Salmo: Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!

“Quando te invoco, responde-me, ó meu Deus justiceiro; na angústia liberta-me; tem piedade de mim e ouve minha oração. Ó raça humana até quando ofendereis minha glória, amareis a vaidade, buscareis a mentira? Sabei que o Senhor fez maravilhas em favor de seu amigo; o Senhor escuta quando lhe desejo meu apelo. Tremei e não pequeis. Refleti no silêncio do vosso leito. Oferecei sacrifícios legítimos e tende confiança no Senhor. Muitos dizem: ‘Quem nos fará provar o bem?’ Levanta sobre nós, Senhor, a luz da tua face. Deste mais alegria ao meu coração do que àqueles que têm muito trigo e vinho. Em paz, logo que me deito, adormeço, pois só tu, Senhor me fazes descansar com segurança”.

Repita a antífona: Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!
Reze a antífona e o Salmo 13 4(133 ): Bendizei o Senhor Deus durante a noite!

“Vinde, bendizei o Senhor, vós todos, servos do Senhor; vós que estais de serviço no caso do Senhor durante as noites. Levantai as mãos para o santuário e bendizei o Senhor. De Sião te abençoe o Senhor que fez o céu e a terra”.
Glória ao Pai…

Repita a antífona: Bendizei o Senhor Deus durante a noite!

Leitura breve:

“Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência a seus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando a caminhos, quando te deitares ou te levantares” (Dt 6,4-7).

Reze o Responsório breve:
Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. Eu entrego o meu espírito. Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.

Reze a antífona e o Cântico evangélico:
Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão:
Deixai, agora, vosso servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor. Pois meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações: uma Luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo.

Repita a antífona.
Oração: Visitai, Senhor, esta casa, e afastai as ciladas do inimigo; nela habitem vossos santos Anjos, para nos guardar na paz, e a vossa bênção fique sempre conosco. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Encerre a oração da Noite rezando a Salve Rainha.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.