💡 Luz

A verdade como fundamento da vida e da ciência

A busca pela verdade que encanta e realiza

O homem foi criado para a verdade. Sem ela, a inteligência se perde e a vida fica sem direção. A busca da verdade é uma das maiores vocações do ser humano; é o que encanta o seu espirito e o realiza. Isso pode ser em todas as ciências e também na vida espiritual. A verdade é fundamental para a vida humana e para a convivência social. Sem a verdade, não existe confiança, justiça nem santidade. A mentira destrói esses valores fundamentais.

Créditos: Arquivo CN.

Se não há a verdade na ciência, não há progresso nem tranquilidade. Se um engenheiro civil constrói um prédio fora das verdades da engenharia, este prédio pode cair e matar muita gente.

Se um médico prescreve um remédio errado, fora da verdade terapêutica, ele pode causar danos à saúde do paciente; e assim por diante. Os frutos da ciência só atingem a perfeição quando se chega na verdade científica. Nas ciências exatas e biológicas (matemática, física, química, biologia etc.), a descoberta de um cientista não pode ser contrária a de outro.

Da revelação divina à liberdade em Cristo

No campo da fé, da moral e religião, também há uma verdade, só que esta verdade não é ciência, é “revelação de Deus”. Ninguém vai provar em laboratório que Deus existe, que a Hóstia consagrada é Jesus vivo, que a morte de Cristo na Cruz foi a causa do perdão dos nossos pecados recebido na confissão.

As verdades da fé são transmitidas por Deus, que não pode errar e não pode enganar ninguém. E essa verdade revelada nos liberta, nos dá a verdadeira vida, paz e alegria. Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14,6). Ele disse a Pilatos: “Para isto nasci e vim ao mundo: para dar testemunho da verdade” (Jo 18,37).

A verdade revelada por Jesus e pelo Espírito Santo em toda a Sagrada Escritura ilumina a consciência, orienta as decisões, protege contra o erro, dá segurança interior, evita da pessoa viver na ilusão e no engano. Jesus é a Verdade última que o homem procura.

A verdade não é apenas uma ideia, mas uma Pessoa. Seguir Cristo é viver na verdade, pensar na verdade, falar a verdade e agir na verdade; esta é a verdadeira liberdade; a mentira escraviza.

Quem mente uma vez tem que mentir de novo, para camuflar a primeira mentira. A verdade liberta do pecado, do erro, do autoengano e das paixões desordenadas.

O combate à mentira e a herança dos santos

A mentira é obra do demônio. Jesus deixou claro que ele “é o pai da mentira”; e quando mente, “fala daquilo que lhe é próprio” (Jo 8,44). Por outro lado, Jesus diz que o Espírito Santo é o “Espírito da Verdade” que “ensinar-vos-á toda a verdade” (Jo 16, 13). Quem mente é conduzido pela tentação do demônio.

Muitos fogem da verdade porque ela exige conversão, coerência, coragem, sinceridade, humildade, retidão, firmeza, caráter. Dizer a verdade muitas vezes custa caro. Os Profetas, os Apóstolos e os Santos sofreram por causa da verdade. Os mártires morreram porque preferiram a verdade a qualquer mentira.

A vida cristã é uma vida na verdade, consciência reta, confissão sincera, fé verdadeira, caridade sem fingimento. Santa Teresa de Jesus dizia que “ser humilde é ser fiel à verdade, sobre si mesmo e sobre os outros”.

A verdade nos santifica. O cristão não vive de aparências e mentiras. Sem a verdade o homem se perde; com a verdade encontra Deus.

Santo Agostinho foi um dos maiores apaixonados pela verdade. Antes de se converter, passou anos procurando a verdade em várias filosofias. Tornou-se maniqueísta por nove anos até encontrar a verdade em Jesus Cristo. Ele escreveu: “Tarde te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Tu estavas dentro de mim e eu fora” (Confissões, 10, 27). Ele dizia: “Todo homem quer a felicidade; mas poucos querem a verdade, sem a qual não há felicidade”. “O erro nasce quando o homem ama mais a si mesmo do que a verdade”.

A verdade é mais forte que qualquer perseguição. Nada é mais poderoso que a verdade. “A mentira tem pernas curtas”, diz o povo. Santo Atanásio (+373) dizia: “Se o mundo estiver contra a verdade, Atanásio estará contra o mundo”.

A verdade não é destruída quando combatida; ela pode ser perseguida, rejeitada, mas nunca pode ser vencida.
Santo Irineu (+200), mártir e doutor da Igreja, dizia: “Onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus; e onde está o Espírito de Deus, aí está a verdade”.

Leia também, outros artigos do Prof. Felipe Aquino
.:A missão da Igreja no mundo
.:Síntese Jubilar: o que aprendemos com a Igreja?

Igreja: fundamento da verdade

É na Igreja que está a verdade. São Paulo disse a Timóteo: “A igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1 Tm 3,15). Afastar-se dela é afastar-se da verdade.

São Basílio Magno ensinava que a verdade deve ser amada mais que a opinião dos homens. “Não devemos preferir a paz à verdade”. A verdade vale mais que a popularidade, que o conforto e que o consenso. A verdade não depende da maioria.

Sem a verdade não há salvação. Deus é a Verdade eterna. Cristo é a Verdade encarnada. A Igreja é guarda da Verdade. Quem ama a verdade ama a Deus.

 


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino