🙏 Generosidade

São Crispim de Viterbo: Entrega total ao serviço de Deus e ao próximo

Nasceu em Viterbo, na Itália, a 13 de novembro de 1668, o pequeno Pietro Fioretti, filho de Ubaldo Fioretti e Márcia Antoni. Apesar de sua formação primária com os Jesuítas, foi na Ordem Franciscana que o jovem Pietro, encantado com a piedade dos capuchinhos, ingressou em 1693, passando a se chamar Frei Crispim.

Um santo escondido

Irmão leigo, dedicou-se aos trabalhos simples do convento e da comunidade; um santo escondido, que se ofertou a Deus na cozinha, na enfermaria, catequese, edificando a todos com seu carisma e alegria.

Em 57 anos de vida religiosa, Frei Crispim, com total dedicação a Deus e ao próximo, principalmente os mais necessitados, ficou conhecido por suas virtudes. Era procurado por nobres, doutos e, inclusive pelo Papa Clemente XI, que encontravam nele conselhos sábios, frutos de sua íntima relação com Deus.

Créditos: Imagem Gerada por Inteligência Artificial / CHAT GPT

Da sua intimidade, destacamos a grande devoção à Eucaristia e à Virgem Maria. Dessa relação com a Mãe de Deus, ergueu um altar Mariano na cozinha onde trabalhava no convento, local onde se manifestou um de seus milagres conhecidos: um enfermo considerado desenganado foi curado após apresentação aos pés de Nossa Senhora, tamanha comunhão, Frei Crispim nutria com ela.

Exemplo de simplicidade e generosidade

Grande intercessor dos pobres e enfermos. Dedicou grande parte do seu apostolado aos necessitados, pelos quais passou 40 anos de sua vida pedindo esmolas na rua.

O Papa Pio VII o beatificou em 1806 e, em 20 de junho de 1982, o Papa João Paulo II o declarou Santo. Por ocasião da cerimônia de canonização, o Papa destacou que um dos aspectos de sua santidade, era o da alegria:

Alegria franciscana a sua, mantida por um carácter rico de comunicação e aberto à poesia, mas sobretudo derivante de um grande amor para com o Senhor e de uma confiança invicta na Sua Providência”i

São Crispim, exemplo de simplicidade e generosidade, íntimo da Eucaristia e de Nossa Senhora, muito tem a nos ensinar sobre a verdadeira alegria: o sermos de Deus. A partir de sua relação com Deus, revelava o Cristo com sua vida.

Leia mais:
.:
Rezando ao ritmo da vida: exemplo de Santo Isidoro
.:Por que São José Operário?
.:Isidoro de Sevilha, Doutor da Igreja: um notável medieval da cultura latina

Peçamos sua intercessão neste dia. Que ele nos ajude a encontrar em Nosso Senhor a alegria verdadeira, que só Ele pode nos dar.

Ó São Crispim, afasta de nós a tentação das coisas caducas e insuficientes, ensina-nos a compreender o verdadeiro valor da nossa peregrinação terrena, infunde-nos a necessária coragem para cumprir sempre entre alegrias e dores, entre fadigas e esperanças, a vontade do Altíssimo.

Intercede pela Igreja e pela humanidade inteira, necessitada de amor, de justiça e de paz. Amém! Aleluia!” (Pp. João Paulo II, ao final da homilia da missa de canonização)ii

Referências:

Thatiane Kédma – missionária Comunidade Canção Nova