💖 Amor divino

A presença real de Jesus na Eucaristia

A presença misteriosa de Jesus na Hóstia Consagrada

“Eu sou o pão da vida”. “Eu sou o pão que desceu do céu”. “A minha carne verdadeiramente é comida e o meu sangue verdadeiramente é bebida”. Todas essas frases estão contidas no Capítulo 6 do Evangelho segundo São João. São sentenças claras e sem rodeios.

Créditos: Arquivo CN.

A presença misteriosa de Jesus na Hóstia Consagrada é chamada real para dar ênfase a essa verdade: sob as aparências de pão e vinho está Jesus Cristo vivo, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Ele se dá em alimento para nós em cada Comunhão. Há alguns dias, li que São Francisco de Sales interrogava as irmãs da Visitação da seguinte forma: “se Jesus está presente e nós o recebemos tantas vezes – até diariamente! – como é que não estamos ainda santificados completamente?”. E a resposta é simples: porque nós não comungamos bem, não nos preparamos devidamente, não temos fé o bastante. E como comprovação, ele lembra que vários santos comungaram apenas uma ou poucas vezes na vida inteira! Por exemplo, os monges do deserto, os antigos eremitas como Santo Antão e outros.

A santificação deles com apenas uma comunhão em toda a vida é um modo de provar a força e a verdade deste Sacramento e, ao mesmo, de revelar como aproveitamos mal o “Pão nosso de cada dia”.

Deus mostrou a verdade da presença real de Jesus na Eucaristia

Uma vez, um sacerdote sentiu vacilar sua fé na Eucaristia. Não satisfeito com isso, ele pôs-se a rezar com insistência, pedindo a Deus que o curasse da incredulidade. Como sabemos, o Senhor nunca deixa de ouvir a oração de seus filhos (cf. Jo 14,13-14). Então, durante a celebração de uma Missa, a Hóstia consagrada mudou-se visivelmente em carne e o sangue escorreu sobre as alfaias à vista de uma multidão estupefata. Milagre de Misericórdia! De uma só vez, Deus mostrou a verdade da Presença Real para o padre e para o povo! A dúvida e a oração esperançosa de um ministro sagrado serviu para aumentar a fé de grande quantidade de gente! Tal fato se deu em Lanciano, Itália, há quase 1.300 anos.

Lanciano, o milagre comprovado cientificamente

Em 1970, o professor Linoli, cientista italiano, submeteu algumas amostras da relíquia ainda conservada na mesma cidade, aos mais modernos exames disponíveis. O resultado foi prodigioso: trata-se de carne humana! Mais especificamente, de um fragmento do músculo cardíaco! O Coração, símbolo maior do amor misericordioso do Senhor e centro mais profundo de cada ser humano. “Tudo está unificado no coração, que pode ser a sede do amor com todas as suas componentes espirituais, psíquicas e também físicas” (Papa Francisco, Carta Encíclica Dilexit nos, n. 21).

Leia mais:
.:O que diz o Catecismo da Igreja Católica sobre a Eucaristia?
.:Eucaristia: pão da vida eterna
.:A Eucaristia é um tesouro inestimável!

Livro: os milagres eucarísticos sob exame científico

Por fim, peço licença ao leitor para recomendar um livro italiano que, junto com minha irmã, tive a oportunidade de traduzir para a língua portuguesa. O livro se chama “Um cardiologista visita Jesus: os milagres eucarísticos sob exame científico”. O autor é um médico católico de Bolonha chamado Franco Serafini que, com muito zelo e senso de fé, reuniu os estudos feitos a respeito de cinco grandes milagres eucarísticos de datas e locais diferentes. Sempre, em todos os casos, o resultado é o mesmo: coração humano, vivo, e em estado de sofrimento. Ó Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!

Pe. Ricardo Petroni Smiderle Passamani