✝️ Legado

Papa Francisco, sua memória permanece no coração da Igreja e de toda a humanidade

Francisco, o Papa de Todos

Papa Francisco, obrigado! Hoje seria seu aniversário de 89 anos. Sou grato pela oportunidade de ter sido convocado para servir na cobertura jornalística do falecimento do senhor. Por anos, acompanhei diariamente seus gestos, ensinamentos, viagens e discursos. Mesmo sem contato pessoal, sentia-me tão próximo, acolhido e amado pelo senhor. As marcas de Cristo em sua vida eram tão evidentes que me provocaram uma profunda transformação.

Créditos: Arquivo CN.

O senhor se fez tão próximo até os últimos momentos que uma multidão se reuniu para despedir-se do Papa de Todos, especialmente os esquecidos pela sociedade. Uma graça imensa para mim foi estar de plantão em frente à Basílica de Santa Maria Maior, onde o senhor foi sepultado. Considerada a Casa de Maria em Roma, seus últimos instantes foram acompanhados por pessoas marginalizadas, que sempre receberam seu carinho.

Memória viva no coração da Igreja

Hoje, 17 de dezembro, o Papa Francisco completaria mais um ano de vida. Nascido em 1936, a celebração natalícia de Jorge Mario Bergoglio é uma oportunidade para fazermos memória do 266º Sucessor de Pedro. O Papa da Misericórdia, dos Pobres, e da Alegria do Evangelho, visitou prisões, abrigos para deficientes e dependentes químicos. Nunca cessou de pedir aos sacerdotes que estejam prontos para administrar o sacramento da misericórdia, tenham coragem para sair das sacristias em busca das ovelhas perdidas e mantenham abertas as portas da Igreja para acolher todos que buscam a Face de Deus Pai.

Papa Francisco, peregrino da Esperança

“Conosco, peregrino da esperança, guia e companheiro na jornada rumo ao grande objetivo para o qual somos chamados, o Céu, no dia 21 de abril do Ano Santo de 2025, às 7h35, quando a luz da Páscoa iluminou o segundo dia da Oitava, a Segunda-feira de Páscoa, o amado Pastor da Igreja, Francisco, passou deste mundo para o Pai. Toda a comunidade cristã, especialmente os pobres, louvou a Deus pelo dom do seu serviço, prestado, com coragem e fidelidade, ao Evangelho e à Esposa mística de Cristo”, diz a Escritura Oficial de seu sepultamento.

Sua caminhada terrena se assemelhou ainda mais ao Cristo Sofredor: “Após dez dias de internação, em 4 de julho de 2021, para uma cirurgia na Policlínica Agostino Gemelli, Francisco retornou ao mesmo hospital em 14 de fevereiro de 2025 para uma internação de 38 dias devido a uma pneumonia bilateral. Ao retornar ao Vaticano, passou as últimas semanas de sua vida na Casa Santa Marta, dedicando-se ao seu ministério petrino com a mesma paixão até o fim, embora ainda não estivesse completamente recuperado. No Domingo de Páscoa, 20 de abril de 2025, apareceu pela última vez na galeria da Basílica de São Pedro para proferir a solene bênção Urbi et Orbi . Faleceu em Roma, na Domus Sanctae Marthae, no Vaticano, na segunda-feira, 21 de abril de 2025, segunda-feira de Páscoa, às 07h35. As exéquias na Praça de São Pedro e a sepultura na Basílica Papal de Santa Maria Maior foram celebradas no sábado, dia 26 de abril de 2025.

A Igreja como Casa de Porta Aberta

Uma verdadeira “casa de mãe”. O Papa Francisco sempre desejou uma Igreja acolhedora e aberta. “Uma casa com as portas abertas… A Igreja é uma casa com as portas abertas, porque é mãe”, enfatizou (Audiência Geral de 23 de outubro de 2019 – Catequese sobre os Atos dos Apóstolos). Durante seu pontificado, insistiu na Igreja “em saída”, que viva o diálogo, a escuta e o encontro com irmãos na fé e distantes, manifestando a fecundidade da Igreja como “mãe jubilosa” de muitos filhos.

Relembre o pontificado do Papa Francisco:
.:O pontificado de Papa Francisco marca uma “Igreja em saída”
.:Papa Francisco: um latino-americano que falou ao mundo
.:Papa Francisco: sua resiliência diante da dor e do sofrimento

Todos irmãos

Papa Francisco, com sua voz firme e acolhedora, humildade e coragem para transformar o mundo com amor, deixou gestos que se tornaram pregação em tempos de distanciamento, polarização e descarte. Sua vida ensinou que a humanidade deve ser amada em sua complexidade e fragilidade. Mesmo em sua ausência física, sua mensagem de paz e solidariedade ecoa em nossos corações. Que seu exemplo nos motive a fazer o bem, a amar sem distinção e a cuidar da criação que Deus nos confiou.

“Todos vivemos sob o mesmo céu e, em nome de Deus, devemos reconhecer uns aos outros como irmãos e irmãs. Como crentes de diferentes tradições religiosas, temos um papel: ajudar nossos irmãos a elevar o olhar e a oração ao Céu. A fraternidade nos chama a abrir os corações ao Pai comum, a compartilhar, amar e apoiar uns aos outros. Hoje, é o momento certo para caminharmos juntos — crentes e pessoas de boa vontade. Unidade na diversidade, não uniformidade. O tempo da fraternidade chegou. Todos juntos, porque ou somos irmãos ou tudo desmorona.” (Mensagem do Papa Francisco no Dia Internacional da Fraternidade Humana, 2022)

Obrigado, Espírito Santo!

Uma ação do Espírito que nos acompanha. A Porta Santa aberta por Francisco será encerrada por Papa Leão XIV em 6 de janeiro de 2026. A missão da Igreja segue iluminada pelo Espírito Santo. Cada pontífice realiza seu ministério com graça sobrenatural e qualidades pessoais únicas.


Rodrigo Luiz dos Santos

Missionário na Canção Nova, Rodrigo Luiz formou-se em Jornalismo pela Faculdade Canção Nova. É casado com Adelita Stoebel, também missionária na mesma comunidade. Autor de livros publicados pela Editora Canção Nova.