🕊️ Transição pastoral

A Igreja de Jesus Cristo na Igreja de Belém

Continuidade na missão e novo impulso sob a liderança de Dom Julio Akamine

No dia 6 de agosto do ano da graça de 2025, Festa da Transfiguração do Senhor, Dom Julio Endi Akamine, SAC, assumiu a Arquidiocese de Belém do Pará como Arcebispo Metropolitano. Ele sucede a Dom Alberto Taveira Corrêa, que regeu esta Igreja Particular desde o dia 25 de março de 2010, tendo sido sua renúncia aceita pelo Papa Leão XIV, por limite de idade, de acordo com a legislação canônica.

Catedral Metropolitana de Belém. Crédito: Rudolf Ernst / GettyImages.

A Igreja continua sua presença forte na sociedade, sem quebra de continuidade. O que é novo é sempre a atuação do Espírito Santo de Deus, que a conduz nas dimensões de sua atuação, a saber, o Anúncio fiel do Evangelho, a Santificação na Vida Sacramental e na oração, e a Caridade e o pastoreio, formando Comunidades vivas e atuantes, sendo fermento de serviço a todos.

A Igreja é a mesma, que aqui se realiza, em plena comunhão com a Sé Apostólica, construindo o relacionamento de unidade com a CNBB e com o Regional Norte II da mesma Conferência, assumindo os desafios da Evangelização na Amazônia, especialmente a realidade metropolitana que nos caracteriza, com a grande cidade que clama cada dia mais pela presença da própria Igreja e de suas estruturas pastorais.

De minha parte, junto com a ação de graças pelos quinze anos de serviço à Arquidiocese, tenho a alegria de entregar a Dom Julio Akamine uma Igreja viva e pujante, com suas oito Regiões Episcopais e cento e nove Paróquias e/ou Áreas Missionárias. Já manifestei anteriormente que tenho sido mais espectador do que realizador de tantos passos dados em nossa Arquidiocese, pela grandeza da história de nossa Igreja e pela qualidade dos fiéis, nas diversas vocações e estados de vida.

Imensa força missionária tem sido a ampliação dos horizontes, com presença da Igreja em todas as áreas da Arquidiocese, especialmente nas regiões mais carentes. Deus seja louvado por todas as pessoas e instituições que fazem parte da Igreja de Belém. Coloco, no coração de Deus, o pedido de perdão pelas minhas faltas e omissões, assegurando, diante d’Ele mesmo, que tenho agido com retidão de intenções e com verdadeira dedicação ao Reino de Deus. Aprendi muito com todos e desejo colaborar ainda, enquanto tiver forças, com o crescimento da Arquidiocese, onde permanecerei. Sei que minha contribuição será, a partir de agora, sobretudo com minhas orações.

Leia mais:
.:
O presente e o futuro em nossa Igreja
.:O mundo e a Igreja
.:O Espírito Santo conduz a Igreja

Conheça um pouco mais sobre a trajetória de Dom Julio Endi Akamine

Quem é o novo Pastor a Arquidiocese de Belém?

Dom Julio Endi Akamine, SAC, filho do casal Guengio Akamine (falecido) e Teruko Oshiro Akamine, nasceu em 30 de novembro de 1962 em Garça/SP. Em 1975, entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico – SAC, os Palotinos, em Londrina – PR, onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o noviciado, em 1979, no Seminário Rainha da Paz, em Cornélio Procópio – PR. Sua primeira consagração foi a 8 de dezembro de 1980, na mesma cidade. Cursou Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no Studium Theologicum Claretianum, de 1984 a 1987, na Arquidiocese de Curitiba – PR. Foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, na cidade de Cambé – PR. Obteve o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005).

Como sacerdote Palotino, desempenhou a função de Vigário Paroquial, Pároco e Reitor do Seminário Maior Palotino, em Curitiba. Também foi assessor da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) no Regional Sul 2 da CNBB. Entre outras funções, atuou como Diretor do Período Introdutório da Província Regina Apostolorum, na Itália (2003-2004). Foi Vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio, Cambé – PR (1988-1990), vindo a ser Pároco da mesma Paróquia (1990-1993), na Arquidiocese de Londrina. Posteriormente, foi Reitor do Seminário Maior Palotino, Curitiba – PR (1996-2001). Foi Assessor da OSIB Regional Sul 2 (1996-1998), Secretário Geral da Congregação para a Formação (1999-2005), Consultor local da Comunidade da Casa Geral, Roma (2001-2003), Diretor do Período Introdutório da Província Regina Apostolorum, Itália (2003-2004), Secretário Provincial para a formação (2005- 2007) e Diretor Espiritual do Seminário Maior Palotino, Curitiba – PR (2006-2007).

No período de 1996 a 2001 e de 2005 a 2011, foi professor de Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba – PR, onde lecionou as matérias de Teologia Sacramentária Geral, Sacramentos da Iniciação Cristã, Eclesiologia, Trindade, Introdução à Teologia e Teologia Fundamental. De 2008 a 2011, foi Reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo, com sede na capital paulista, quando foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 4 de maio daquele ano, sendo Vigário Episcopal da Região Lapa. Sua ordenação episcopal foi em 9 de julho de 2011 e seu lema é Bonum Facientes Infatigabiles – “Não vos canseis de fazer o Bem”.

Em 28 de dezembro de 2016, Dom Júlio foi nomeado pelo Papa Francisco Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, sendo o quinto bispo e o terceiro arcebispo. Foi Referencial da Pastoral da Educação no Regional Sul 1 da CNBB e Presidente do mesmo Regional, vindo a ser nomeado Arcebispo Coadjutor de Belém no dia 7 de março do presente ano e assumido no dia 31 de Maio, recebido com alegria pelo Povo de Deus da Arquidiocese de Belém. A partir de 6 de agosto de 2025, é o novo Arcebispo Metropolitano de Belém. Desejamos-lhe santo e feliz ministério!

Deus nos concedeu um verdadeiro presente com um novo Arcebispo portador de currículo repleto de conhecimentos e experiências pastorais, com todas as condições para conduzir a grande e centenária Igreja de Belém. Assim que chegou a Belém, Dom Julio se empenhou com toda a disposição em conhecer e engajar-se imediatamente no trabalho pastoral na Arquidiocese. São abundantes os testemunhos de gratidão pelo seu modo alegre, convivente e ao mesmo tempo profundo nos contatos com o Povo.

Devo manifestar, também em nome de Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, a alegria da convivência fraterna, na Comunidade de Bispos que Dom Júlio desejou integrar e manter como estilo de vida, seguindo o que os Bispos que atuaram em Belém nestes anos têm experimentado. Renovamos juntos nossa resposta positiva aos apelos de Deus e desejamos testemunhar este espírito de comunhão.


Dom Alberto Taveira Corrêa

Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém – PA.