Juventude

Peregrinos

Jovens peregrinos durante encontro para jovens

A dimensão da “peregrinação” faz parte do espírito da JMJ. Eis que estamos às portas, e jovens do mundo inteiro estarão acorrendo ao Santuário Mundial da Juventude para o encontro com Cristo juntamente com o primeiro peregrino, o sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa Francisco, em sua primeira viagem apostólica.

Os jovens não virão à nossa cidade para fazer turismo, nem para outras atividades que não seja um encontro amoroso com Cristo Ressuscitado, abrindo o seu coração e a sua alma para acolher Cristo e a mensagem contida no Evangelho. Virão como peregrinos. Este é o espírito da Jornada. Por isso a acolhida simples, a caminhada para o “Campus Fidei”, o tempo de oração e reflexão.

Todas as vezes que nós vamos peregrinar, e a peregrinação é sempre a um lugar santo, como os Santuários Marianos ou os outros locais de devoção cristã, devemos nos preparar espiritualmente. Em primeiro lugar precisamos fazer um exame de consciência completo de nossa vida cristã, de nossa pertença às comunidades e de nossa adesão ao Evangelho. Eu mesmo recordei a todos os voluntários e famílias acolhedoras para que vivessem o tempo de espera em oração, confissão, penitência para crescerem na fé. Somos chamados a nos arrepender de nossos pecados, procurando deixar de lado tudo aquilo que nos afasta de Deus e da Santa Igreja. A nossa unidade como Igreja fará a diferença nesse momento tão importante de nossa caminhada. Também os que aqui residem podem ter o espírito de peregrino acolhendo os irmãos na fé. Como eu sigo Jesus Cristo? Como eu vivo o Evangelho? Esta deve ser a nossa preocupação fundamental nesse itinerário espiritual tanto para os que chegam como para os que acolhem os jovens aqui no Santuário Mundial da Juventude.

Todo ser humano é um ser em caminho. Esta característica exprime-se e alimenta-se quer na viagem existencial de cada pessoa que percorre um itinerário ao longo do seu tempo de vida com todas as vicissitudes que o marcam, quer nas múltiplas viagens que ela realiza pelas estradas do mundo, por necessidades e interesses vários. Um dos motivos para a viagem é a fé. O homem põe-se a caminho à procura de Deus ou atraído para o encontro com Ele: “Tu atraíste-nos para Ti, Senhor, e inflamaste os nossos corações”. Quando o peregrino parte movido pela fé, animado de verdadeiro espírito religioso em resposta a um apelo e impulso divinos, então podemos dizer que ele faz uma “santa viagem”. Com o seu ato adora a Deus, põe-se à escuta da sua voz, acolhe o Evangelho, manifesta o seu amor e a sua fé para com Deus e cultiva a sua espiritualidade. A peregrinação religiosa é uma constante na história da humanidade e da Igreja. É motivada pelo fascínio exercido pelos “lugares santos” ou pela esperança de dar passos em sua caminhada espiritual, ou mesmo para pedir ou agradecer situações existenciais. Frequentemente, o peregrino leva no coração a gratidão por alguma graça alcançada ou o desejo de cumprir determinada promessa que fez. Normalmente, os santuários são a meta das peregrinações religiosas. Pelos acontecimentos e graças que neles se verificam, os santuários são memória viva da manifestação de Deus e das maravilhas que Ele ali realiza em favor dos seus fiéis; são também sinais da Sua proximidade e disponibilidade para com os homens, beneficiados com os dons espirituais que recebem; tornam-se igualmente lugares de esperança para alívio e consolação das tribulações e anseios humanos.

A peregrinação, enquanto ato religioso em direção a um lugar sagrado, constitui um memorial dos acontecimentos e graças de Deus que nele se realizaram. Torna-se, com frequência, para muitos peregrinos, experiência da presença e ação de Deus junto dos que Nele confiam. E dá corpo à súplica confiante e humilde de ajuda e ação de graças mediante atitudes, gestos e palavras.

Por isso, quem vem ao Rio de Janeiro é um peregrino que quer se abrir ao Redentor, que do alto do Corcovado está de braços abertos conclamando os peregrinos a irem ao Seu Divino Encontro.

A narração evangélica da peregrinação da Sagrada Família de Nazaré ao templo de Jerusalém, permite-nos compreender o mais importante do objetivo e da espiritualidade desta prática religiosa (Lc 2, 41-52). O objetivo dessa família era cumprir a lei de Deus, adorando-O no seu templo (cf. Ex 23,16; Dt 16,16). Todo aquele que se faz peregrino centra-se em Deus, procura escutar e obedecer a voz do Espírito que o guia nos seus caminhos e o faz entrar na comunhão com Deus. E o fruto da peregrinação, semelhante ao que viveu Jesus, será o crescimento em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens.

As peregrinações evocam nossa caminhada pela terra em direção ao céu. São tradicionalmente tempos fortes de renovação da oração. Os santuários são para os peregrinos, em busca de suas fontes vivas, lugares excepcionais para viver “como Igreja” as formas da oração cristã.

Ao virem como peregrinos ao Rio de Janeiro, a caminhada é para que o encontro com o Senhor juntamente com jovens do mundo inteiro, que são muito bem-vindos, os faça viver como discípulos à “luz da fé”, que os levem a retornar para suas casas como animados missionários: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28, 19). Fazer discípulos, chamar outros para a comunhão e o convívio com o Senhor é o tema mais querido do Evangelho de São Mateus. Esse mandato, essa missão já está anunciada em todo o Evangelho. E, na verdade, só faz discípulo quem já é discípulo, quem convive com o Senhor.

Neste tempo de “mudança de época”, em que a nossa juventude assume o seu profetismo cristão nas manifestações pacíficas e com objetivos claros de cidadania, todos nós, como peregrinos cristãos, somos chamados a ser “protagonistas de um mundo novo”. Por isso mesmo, o peregrino discípulo-missionário pauta sua vida pela disponibilidade e fraternidade. Quer fazer uma verdadeira experiência de comunhão com Cristo e com os irmãos e irmãs. Não procura levar vantagem em nada por se colocar a serviço e tampouco desanima com as dificuldades próprias de uma grande concentração. Ele, com isso, ganha a pertença ao Reino, ganha a certeza do amor de Deus, ganha a certeza de ser para os outros sinal cândido de misericórdia e de amor. O peregrino, com certeza, ganha o levar e doar a paz do Senhor. Leva no seu coração e reparte com os outros a esperança de tempos novos. São frutos e dons que o mundo necessita muito e que cada um que chega como peregrino deverá levar para sua casa. No mundo de hoje, com as violências, guerras, corrupção, maldade, divisão, dependências e frustrações, o peregrino é sinal que em Cristo Ressuscitado, razão única de sua vida a esperança, tem seu fundamento.

Sejam todos muito bem-vindos! Desejo uma boa preparação para este espírito de peregrinação que a todos nós deve mover para ir ao encontro do Redentor!