No intuito de facilitar a compreensão, preparação e celebração do sacramento da reconciliação, especialmente em seu caráter mais individual, apresentamos este guia catequético e celebrativo, que é baseado em orientações do Papa Francisco.
1) O que é o sacramento da reconciliação?
“O sacramento da reconciliação, da penitência ou a confissão é o lugar em que o pecador experimenta, de maneira singular, o encontro com Jesus Cristo, que se compadece de nós e nos dá o dom de Seu perdão misericordioso, faz-nos sentir que o amor é mais forte que o pecado cometido, liberta-nos de tudo o que nos impede de permanecermos em Seu amor e nos devolve a alegria e o entusiasmo de anunciá-Lo aos demais de coração aberto e generoso”.
2) Para que serve o sacramento da reconciliação?
Quando nos questionamos por que precisamos nos confessar, a resposta é: porque somos pecadores! Ou seja, porque pensamos e agimos de modo contrário ao Evangelho. Todos nós temos pecados e, no Sacramento da Reconciliação, Deus perdoa sempre os filhos que confessam suas misérias e clamam Sua misericórdia.
3) Qual é o objetivo do Sacramento da Reconciliação?
“Conversão: é a resposta inicial de quem escutou o Senhor, crê n’Ele pela ação do Espírito, decide ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida”.
4) O que é o pecado?
“É uma falta ao amor verdadeiro para com Deus, para com o próximo, e um apego perverso a certos bens. Foi definido como uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna”.
5) Por que pecamos?
No exercício de nossa liberdade, às vezes, optamos por caminhos de morte, um caminho que não nos transforma no
encontro com o ressuscitado.
6) O que é necessário para fazer uma boa confissão?
Para confessar-se, é necessário começar “escutando a voz de Deus” e prosseguir com o “exame de consciência, o arrependimento, a confissão dos pecados ao sacerdote, o propósito de satisfação, a invocação da misericórdia divina ministrada mediante a absolvição, o louvor pelo perdão recebido, a vida renovada”. Depois de se confessar, assumir a penitência proposta pelo sacerdote.
7) O que é exame de consciência?
Consiste em fazer uma revisão e uma reflexão de como estou conduzindo a minha vida e apontar, responsavelmente, os pecados cometidos por mim depois da última confissão.
Passos para uma boa confissão
1. Orar a Deus, pedindo um coração arrependido, pois nem sempre o coração se arrepende; muitas vezes, a consciência sabe que errou, mas não se arrepende.
2. Fazer um bom exame de consciência, uma revisão da vida desde a última confissão. Vale lembrar que pecado
confessado é pecado perdoado.
3. Buscar um sacerdote católico, um bispo ou um padre ligado à Igreja Católica Apostólica Romana, pois estes têm autoridade para celebrar este sacramento. É em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Igreja que o padre perdoa os pecados.
4. Depois de confessar os pecados, o penitente recebe do padre alguma orientação. Pode ser que ele peça para o fiel rezar o ato de contrição e, depois, dê a penitência.
Ato de Contrição
Meu Deus, arrependo-me, de todo o coração, de todos os meus pecados e os detesto, porque, ao pecar, não só mereço as penas que causam, mas, principalmente, porque ofende a Ti, sumo bem e digno de amor acima de todas as coisas. Por isso, proponho, firmemente, com a ajuda da Tua graça, daqui em diante, não voltar a pecar e fugir de toda a ocasião de pecado. Amém!
Padre Daniel Aguirre
Texto extraído do livro Reconciliação: Um Caminho de Amor e de Perdão.