Todo batizado é chamado por Deus, a partir do seu batismo, a viver a santidade. A santidade é, antes de tudo, graça de Deus que transforma o homem. Não é o homem que se torna santo sozinho, é Deus quem o faz. Em qualquer estado de vida, o fiel cristão é interpelado a viver, no seu dia a dia, a santidade, que consiste na participação da vida divina.
Exemplo de santidade vivida no ordinário é a vida dos sete santos Fundadores dos Servitas. Foram homens leigos de uma companhia dedicada a Nossa Senhora, que viveram no século XIII em Florença, Itália. No dia 08 de setembro de 1233, esses homens se tornam os primeiros fundadores da Ordem dos Servos de Maria, que se tornaram conhecidos como Servitas. Eram comerciantes famosos de Florença, que enamorados pelo exemplo da Santíssima Virgem Maria e inspirados por ela, decidem retirar-se do mundo em austera penitência. Deixam a vida de comerciantes e abraçam a vocação religiosa. Abandonaram tudo para seguir Cristo mais de perto, em uma vida pobre e casta, vivendo juntos como mendicantes. Tinham como modelo a vida simples de Maria. E queriam honrar as dores de Maria com suas vidas e sacrifícios vividos unicamente por amor.
Homens de oração que contagiam pessoas como eles
Ao retirar-se na solidão e na oração, a fama daqueles ex-comerciantes cresceu, e muitas pessoas da região buscavam seus conselhos e orações, pois viam neles autênticos homens de Deus. Abraçam como regra a regra de Santo Agostinho. Muitos querem também consagrar-se a Deus como eles, sendo Servos de Maria. Crescem o número dos Servos e outros conventos se abrem além da região da Toscana. A aprovação definitiva da ordem aconteceu em 1304. O último dos Sete fundadores a morrer foi Alessio Falconieri, em 17 de fevereiro de 1310 com quase 100 anos de idade.
Leia mais:
.:Será que você tem alguns pecados de estimação?
.:Conheça São Francisco de Sales: patrono dos escritores e jornalistas
.:O sentido da vida segundo Santa Teresinha do Menino Jesus
.:Os 10 Mandamentos para a Paz
O exemplo dos Sete Santos Fundadores é um grande testemunho para nossos dias, onde muitos se fecham cada vez mais no egoísmo, eles nos mostram que viver a Santidade junto com outras pessoas é possível, pois ninguém se torna santo sozinho. E junto com outros irmãos, podemos nos tornar santos auxiliados pela graça de Deus. Em um único dia, a Igreja celebra os Sete amigos que deram o mais belo testemunho de serem homens de Deus.
Em 1888, Leão XIII canoniza juntos os sete servos de Maria sobre o monte Senário, onde, em um único sepulcro, se encontram seus restos mortais. Em vida, foram unidos pelo mesmo ideal, serem Servos da Mãe do Senhor, e a morte não os pode separar.
Equipe Formação Portal Canção Nova