Catequese

Abraão: modelo de oração e confiança em Deus

Neste ano dedicado à oração, em preparação para o Jubileu da Esperança de 2025 convocado pelo Papa Francisco, somos convidados a abrir nossos corações à misericórdia divina. Para nos auxiliar nesse caminho de fé, vamos refletir sobre a quinta catequese do Santo Padre sobre a oração, proferida em 3 de junho de 2020, que tem como tema a oração de Abraão.

A inabalável fé de Abraão

Abraão, personagem conhecido em toda a humanidade, figura central para cristãos, judeus e muçulmanos, é reconhecido como o pai da fé e da confiança, mas também poderíamos chamá-lo como o pai da confiança. Sua vida é marcada por uma obediência inabalável a Deus, demonstrando sua confiança absoluta na Providência Divina.

A jornada de Abraão

Quando Deus o chama para deixar sua terra natal, depois de ter-se revelado a ele, e partir em uma aventura, Abraão, sem hesitar, confia na Palavra divina e obedece. Diversos desafios surgem em seu caminho: a infertilidade, a promessa de uma descendência que parecia impossível de se cumprir e até mesmo o pedido de sacrificar seu filho Isaac. Em cada uma dessas situações, Abraão demonstra uma confiança inabalável em Deus.

A confiança que supera a dúvida

A vida de Abraão nos ensina que a fé não é isenta de desafios, mas nos inspira a confiar em Deus mesmo diante das dificuldades e da aparente demora divina. É preciso, antes de tudo, aprender a ouvir a voz de Deus, e essa disposição só é possível se houver disposição para confiar em n’Ele. A perseverança e a constância na oração, mesmo quando não vemos resultados imediatos, é o caminho para experimentarmos a fidelidade e o amor de Deus em nossa vida. 

O mundo moderno e a necessidade da confiança

Porém, diferente de Abraão, o problema da humanidade, hoje, é o ceticismo, a falta de confiança, pois prefere se iludir, acreditando que tem controle sobre as situações, em especial apegando-se à tecnologia, desejando as coisas a sua maneira, no lugar de entender a vontade de Deus. Abraão, por outro lado, confiava que o tempo de Deus não era o seu tempo, e que as promessas se cumpririam no momento certo, pois Ele sim tem poder sobre todas as coisas.

Leia mais:
.:O Ano da Oração é um convite à reflexão e à união
.:A força da oração perseverante
.:Oração cristã: um encontro com Deus e consigo
.:Preparação para o Jubileu 2025: Que tipos de orações podemos fazer neste ano?

Abraçando o caminho da confiança em Deus

A vontade de Deus é que, como Abraão, caminhemos com Ele, independente das nossas dificuldades. Que o exemplo de Abraão nos inspire a perseverar na oração, confiando que Deus está sempre conosco. Assim como ele, abramos nossos corações à vontade divina e abracemos o caminho que Ele traçou para nós, com a certeza de que suas promessas se cumprirão.

Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Padre Jonathas Fernandes de Souza
Sacerdote pertencente ao Vicariato Apostólico de Mitú, na Selva Amazônica Colombiana. Brasileiro que, há 9 anos, trabalha nessa missão.  Sacerdote ordenado há seis anos.

Transcrição e adaptação por Jonatas Passos