Dia dos Avós

Dia dos Avós: Um elo de amor celebrado pela fé

Pilares de amor e sabedoria, o legado dos avós na família

O dia 26 de julho é dedicado, no calendário nacional, a celebrar a figura amada dos avós. Mais que uma data comemorativa, é um momento para reconhecer a importância dessas figuras que, com suas histórias e carinho, tecem inesquecíveis lembranças na vida dos netos. A data escolhida para homenageá-los encontra suas raízes na fé cristã, inspirada nas figuras de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo, demonstrando a importância desses laços familiares.

Créditos: Willian Corrêa/Arquivo Pessoal

A Igreja e a valorização dos avós

E a Igreja, sensível ao valor inestimável dos avós, vai além, concedendo indulgência plenária no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado em 28 de julho. A indulgência, um gesto de misericórdia que concede o perdão das penas temporais do pecado, é um convite para que os fiéis se unam em oração e ações que celebrem a importância dos avós.

O Papa Francisco reiterou a importância de proteger e valorizar os avós. Em suas palavras: “Quando avós e netos estão juntos, o amor entre eles é um sopro de ar puro que refresca o mundo”, ele nos convida a combater o isolamento e a indiferença, alertando que “a marginalização dos idosos corrompe todas as estações da vida”.

Leia mais:
.:Em encontro com avós e netos, Papa destaca sentido e riqueza do amor
.:A importância dos avós
.:Como cuidar dos idosos com amor?
.:Avós, símbolos de experiências

A importância dos avós como pilares da família

Os avós, com sua sabedoria e amor incondicional, são pilares da família. Seus conselhos, mesmo que dados de forma discreta, ecoam no coração dos netos. Nas histórias que contam, compartilham da vivência e revelam o aprendizado que tiveram em sua caminhada; e nos momentos de ternura, fortalecem os laços familiares, construindo memórias para toda a vida.

Superando barreiras geracionais: um desafio do mundo moderno

A Palavra nos diz: “Os netos são a coroa dos anciãos, como os pais são a glória dos filhos” (Provérbios 17,6), assim, mesmo em um mundo onde os conflitos geracionais e o desinteresse dos jovens muitas vezes criam barreiras, é importante valorizar e buscar promover a aproximação e o contato entre avós e netos.

Para receber a indulgência plenária no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, os fiéis são convidados a participar das missas e celebrações, confessarem-se, receberem a Eucaristia e dedicarem suas orações às intenções do Papa Francisco.

Celebrando o amor que transcende gerações

Neste dia, celebramos o amor que transcende gerações, um amor que atravessa o tempo e permanece vivo na memória e no coração. Valorizemos a sabedoria e o legado dos mais velhos, cultivemos a união familiar e, como nos inspira o Papa, reconheçamos que “a fragilidade [dos avós] é um ‘magistério’ capaz de ensinar sem palavras, um antídoto contra o endurecimento do coração”.

 

Jonatas Passos –  natural de Cruzeiro (SP), marido, pai e colaborador da Fundação João Paulo II. Formado em Tecnologia, Informática e História. Pós-Graduado em Jornalismo e História do Brasil, com extensão em História da Religião.