Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, podemos recorrer confiantes a Deus, e tudo o que pedirmos receberemos d’Ele, porque cumprimos Seus mandamentos e fazemos o que é agradável aos Seus olhos. Seu mandamento é que creiamos no nome do Seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos mutuamente conforme o mandamento que Ele nos deu (1Jo 3,21-23).
Dessa passagem da Sagrada Escritura concluímos que podemos recorrer confiantes a Deus, e tudo o que pedirmos receberemos d’Ele. Mas para que recebamos graças d’Ele existem duas condições: cumprir seus mandamentos e fazer o que é agradável aos Seus olhos.
Recorrer confiantes a Deus
Fica então uma pergunta: Qual é o mandamento de Deus? Que creiamos no nome do Seu Filho, Jesus Cristo. Isso está claro no D. 548, onde Jesus fala: “Garanto-te recursos constantes dos quais viverás. A tua obrigação é confiar totalmente na minha bondade, (como a dizer: a tua obrigação é confiar totalmente em mim. Se você fizer isso) e a minha é dar-te tudo de que necessitas”. “Se confiarmos totalmente na bondade de Deus, podemos ter a certeza de que Ele nos dará tudo o que necessitamos. O próprio Jesus conclui afirmando: “Eu mesmo faço-me dependente da tua confiança; se ela for grande, a minha generosidade não terá limites”.
Deus não põe limites para aquele que confia na Sua Misericórdia
Que nos amemos mutuamente. Essa questão é tão importante que Jesus Misericordioso disse: “Deves mostrar-te misericordiosa com os outros, sempre e em qualquer lugar tu não podes te omitir, desculpar-te ou justificar-te. Eu te indico três maneiras de amar o próximo: a primeira é a ação, a segunda a palavra e a terceira a oração.” (Diário, p.742).
Leia mais:
.: Tenha confiança em Deus
.: Como ser tocado pela Divina Misericórdia?
.: A misericórdia nos levanta! – Formação
.: Por onde começar a ler a Bíblia Sagrada?
Claro, se vivermos de forma coerente, esses dois aspectos que o Senhor nos pede: da confiança n’Ele e do amor ao irmão, então podemos ter a certeza de que tudo o que pedirmos receberemos dele. É bom até se examinar, você que pediu a Deus uma graça e ainda não recebeu, se não falta preencher uma destas condições acima.
Padre Antônio de Aguiar Pereira SAC