Muitas vezes, buscamos nossa fé nos momentos mais difíceis de nossa vida, momentos esses que pensamos não conseguir suportar. É como se tivéssemos que acreditar “na raça”, como se apenas nos restasse esta única opção: acreditar ou acreditar. Não conseguimos ver saída, apenas conseguimos clamar a misericórdia do Pai amoroso, e sem que percebamos mergulhamos na fé, porque não nos resta saída.
A fé se torna difícil de alcançar quando ficamos ensimesmados e procuramos caminhar e descobrir uma saída por nós mesmos, por nossa vontade, nosso querer, simplesmente porque achamos que tem de ser assim, achamos que temos que fazer alguma coisa, mas nos esquecemos, ou melhor, não permitimos Deus fazê-la por nós.
Compreender que o tempo e os cuidados de Deus são diferentes dos nossos é muito difícil, e quando tomamos consciência da dificuldade de nos abandonarmos nas mãos do Pai, acreditamos não ter fé.
A misericórdia do Pai nos dá o dom da fé
Acho que isso é um grande engano! Muitas vezes, temos fé, mas a sufocamos com nossa ansiedade humana, com nossas inseguranças e medos – o medo de caminhar, de sofrer, de fazer a coisa errada, medo de olharmos para nós mesmos, de olharmos no espelho de nossa alma. O que será que encontraremos lá? Por que será que temos medo de olhar nesse espelho interno que existe dentro de nós?
E porque deixarmos de olhar para nosso interior, também deixamos de ver nossos defeitos e crescer com eles, modificando-os a cada dia; assim como deixamos de ver e perceber nossas qualidades, nossos talentos e dons dados pelo Pai. Como aquele empregado que recebeu apenas um talento, mas, com medo de perdê-lo, escondeu-o, sabendo que teria que o devolver a seu patrão (cf. Mt 25,14-30). A fé também é um dom que pode ter sido concedido a nós pelo Pai, mas por não olharmos nosso coração, não o encontramos, pelo contrário, nós o enterramos. Procuramos muito nas coisas externas e caímos no egoísmo. Se primeiro olharmos para nosso espelho interno, saberemos também olhar ao nosso redor com o amor e com a fé necessária.
Leia mais:
.: A nossa vida pode ser transformada pela fé
.: Jesus nos ensina a imensidão da misericórdia do amor do Pai
.: Acreditar será sempre uma decisão e um passo de fé
.: O que dizer para uma pessoa que não crê na existência de Deus?
Muitos acham que não têm fé
Para isso, é preciso querer, não colocar desculpas, nem mesmo empecilhos, e acreditar, dizendo ‘sim’, como fez Abrão: “Abrão partiu conforme lhe dissera Javé (…) Abrão tinha 75 anos quando saiu de Harã” (Gn 12,4). Só então Deus nos fará multiplicar, porque o sim provém da fé!
Por isso, temos que olhar para dentro de nós e descobrirmos nosso dom. Se recebemos o dom da fé, não é apenas para que creiamos, mas para que movimentemos os nossos irmãos sobre o mesmo dom que nos foi concedido pelo Pai! Realmente, nem todos possuem a fé, mas muitos acham que não a têm por enterrar seu talento!
Deliani Silva Caetano
Comunidade de Aliança Totus Tuus