Quaresma em família

Como preparar a família para viver a Quaresma

Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás

Na Igreja Católica a nossa liturgia se reveste de roxo sempre que nos preparamos para uma grande festa, e vivemos isso duas vezes no ano, no advento e na quaresma. O Natal e a Páscoa do Senhor são as nossas duas maiores festas, contudo se o verbo apenas houvesse se encarnado e não morrido e ressuscitado, o plano da salvação teria fracassado. A Páscoa é então o maior de todos os momentos da nossa fé. “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”, nos afirma o profeta Isaías, e de fato todo cristão testemunha isso, Cristo me arrancou das trevas!

Todos os povos que possuem religiões e credos, dos mais diferentes modos, possuem dias especiais que fazem com que não percam em sua memória os feitos do seu “deus”. Nós, cristãos, temos a graça de adorarmos e servirmos ao Deus verdadeiro, Aquele que criou todas as coisas visíveis e invisíveis, que abriu o Mar Vermelho, curou cegos, encarnou-se, morreu e ressuscitou. Não deveríamos nós olhar esse tempo que chamamos de Quaresma, como o mais importante de nossas vidas e nos preparar para vivê-lo da melhor forma possível?

Frutos da Quaresma

Tenho percebido ao longo desses anos que quanto melhor vivo a quaresma, melhores são os frutos de conversão e amor a Jesus que colho na Semana Santa. Por isso esse ano quero convidar você a viver a melhor quaresma da sua vida, a encare como se fosse a última e entre nesse propósito junto com sua família, seus filhos, seu esposo, os que vivem com você na sua casa.

O tempo da quaresma começa oficialmente na Quarta-feira de Cinzas. Sempre, após a homilia, o padre abençoa e coloca as cinzas na cabeça dos fiéis. As cinzas são feitas com os ramos das palmeiras usadas na procissão de Domingos de Ramos do ano anterior, que foram guardados e depois queimados para esse fim. A palavra cinza, que provém do latim “cinis”, representa o produto da combustão de algo pelo fogo. As cinzas foram adotadas muito cedo no sentido simbólico de morte, mas também de humildade e penitência. A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7). “Até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

Crédito: Arquivo pessoal

Dicas práticas para viver a quaresma no lar

Prepare-se junto à sua família para viver esse tempo, escolha um local em sua casa, pode ser o seu oratório, e coloque um tecido roxo; pode ser também um pedaço de TNT, ele vai recordar a você e à sua família o tempo que vivem. Escolham uma penitência comum para toda a casa, algo de que também seus filhos possam participar, explicando para eles o que significa esse tempo e para o que estão se preparando. Se conseguirem rezar o terço em família todos os dias, tocarão em graças abundantes. Unida à penitência, podem separar alimentos, roupas e brinquedos para doação, fazendo assim gestos concretos para esse tempo.

Para as crianças menores, você pode imprimir um calendário quaresmal, onde elas podem ir marcando todos os dias até a Páscoa; isso gera consciência e expectativa para viverem esses dias. Nas sextas-feiras, podem fazer a via-sacra adaptada para as crianças, que é mais simples. Pode ser feita em casa ou em alguma igreja.

Aos pais cabe viver da melhor forma esse tempo, e isso contagiará os outros. Escolham uma boa leitura espiritual para esse tempo, busquem mais a Igreja, a Santa Missa. Não esqueçam a confissão; podem começar a Quaresma já com essa grande graça que a Igreja nos oferece. Se seu filho tem a idade de 7 anos, ainda que não tenha a Primeira Eucaristia, mas você percebe que tem compreensão dos seus pecados, ajude-o a fazer um exame de consciência e encontre um padre que receba a sua confissão.

Padre Jonas nos ensina na Canção Nova que somos formados na Oficina da Vida, ou seja, aproveite bem tudo o que fizer parte dos seus dias nesse tempo; aceitar favoravelmente tudo que nos acontece, vale mais que qualquer penitência ou mortificação, nos ensina São Francisco de Sales.

Entre de cheio nesse tempo, você e sua família e colherão frutos maravilhosos.

Uma boa quaresma!

 

Meiriane Silva Conceição Faria 

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo.