Devoção

O Coração de Jesus: um refúgio para os tempos atuais

Sagrado Coração de Jesus: a devoção de que o mundo necessita

Junho é muito conhecido como mês das festas juninas. De fato, aqui no Brasil, essas celebrações são bem difundidas e têm sua importância, principalmente para a fé católica. Mas a grande solenidade deste mês é o Sagrado Coração de Jesus.

Sim, irmãos e irmãs na fé, é no Sagrado Coração de Nosso Senhor que enaltecemos o grande amor que Deus dispensa a cada um de nós. Desde o pecado de Adão e Eva descrito em Gênesis 3, que passamos a ter medo d’Aquele que tanto nos amou. Foi assim,que Jesus desceu a nossa miséria. O Verbo encarnado se fez presença no meio de nós, morreu numa cruz para nos aproximar definitivamente do Seu coração.

É isso que celebramos neste mês, o Deus que se apresenta a nós com um corpo humano, sem deixar de ser divino. Ademais, atinemos que, diante de tanto amor, ainda somos tão ingratos a Deus. Portanto, precisamos reparar todos os nossos pecados que causam sofrimentos a Ele e que transpassam com muitas lanças o seu venturoso coração. Amemos ao Senhor, vivamos por Ele e para Ele, como se cada dia fosse o último de nossa existência aqui na Terra.

Revelação privada de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque

O mundo carece de pessoas que queiram viver o espírito de sacrifício diante das paixões desordenadas, e façam penitências com retidão expiatória diante dessa urgente devoção.

“Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).
Sendo o Coração de Jesus o organizador de nossa vida, a paz que tanto procuramos se fará estabelecida, promessa feita a Santa Margarida Maria Alacoque a todos que a Ele se consagrarem.

Em 1673, a santa francesa Margarida Maria Alacoque teve uma revelação privada de Jesus, em que o próprio Cristo pediu a todos que honrassem o seu Sagrado Coração, e fez as 12 promessas específicas a todos os que venerassem e difundissem a devoção ao Sagrado Coração.

12 promessas a todos os que veneram e difundem a devoção ao Sagrado Coração

1.- “Darei às almas devotas todas as graças necessárias ao seu estado de vida”.
Quantas são as nossas lutas diárias e quantas são as graças de que necessitamos! O próprio Deus vem em nossa ajuda, e não percamos tempo em confiar em Sua Providência que rege todas as coisas.

2.- “Vou estabelecer a paz em suas casas”.
Como sempre cantou Eugênio Jorge, missionário católico, “A paz que é tão sonhada, cantada em canções tão lindas, só chegará até nós quando ouvirmos a voz do Senhor (Sonho de Paz – Mensagem Brasil). Que o Coração de Jesus nos conceda a paz que é Dom do Espírito Santo”.

3.- “Eu te consolarei em todas as tuas aflições”
O Sagrado Coração de Jesus é o nosso consolador, assim como fez no caminho do calvário: “Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: ‘Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. (Lucas 23,28-29). Ele, que sabe o quanto assumir a nossa cruz vai expiar os nossos pecados, se coloca ao nosso lado. É nessa hora que a Igreja, corpo de Cristo nos aponta os sacramentos para que renovemos a nossa fé.

4.- “Eu serei seu porto seguro na vida, e especialmente na hora da morte.” Lembremos sempre que, enquanto tivermos energia e compreensão da vida, devemos buscar a santidade, pois, somente assim, faremos parte do número dos Vossos eleitos.

5.- “Vou conceder bênçãos abundantes sobretudo aos vossos empreendimentos temporais e espirituais.”  No seu infinito amor, Jesus age em sua Providência, pois sabe que, enquanto aqui nesta vida, temos necessidades temporais, mas que bom que Ele não age conforme a nossa vontade, mas conforme o que é Sua Lei, pois sabe o que é melhor para todos nós. Não nos entristeçamos, portanto, quando nossos pedidos não forem aceitos pois a prioridade de Deus sempre será em vista dos bens espirituais.

6.- “Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte e o oceano infinito de misericórdia”. Diante da nossa necessidade de redenção, o Senhor não poupa esforços para que todos se voltem para Ele. Assim, sejamos fiéis em todos os momentos para que alcancemos a libertação de todas as paixões desordenadas que nos afastam da salvação eterna.

7.- “As almas mornas se tornarão fervorosas”
“Conheço suas obras: você não é quente nem frio. Eu gostaria que você fosse quente ou frio! Portanto, porque você é morno, vou cuspir você da minha boca.” (Ap 3,15-16) O remédio para nossa alma é vivermos unidos ao amoroso Coração de Jesus, para que o nosso seja aquecido em busca da  verdadeira conversão. Corramos ao encontro daquele que tanto nos ama.

8.- “As almas fervorosas alcançarão maior perfeição”.
Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito (cf.Col 3,14). Que em sua vida Ele esteja em primeiro lugar, eleja a Palavra de Deus e a Sua vontade e tudo o mais virá, pela mais pura bondade de Cristo.

9.- “Abençoarei cada lugar onde for exposta e venerada uma imagem do meu sagrado coração”.
A imagem do Coração de Jesus, nos demonstra o seu amor verdadeiro, que com o seu olhar divino, nos assume até o fim. Bendito Coração que sofre por nós e vem ao nosso encontro.

10.- “Darei aos sacerdotes e a todos os que se ocupam da salvação das almas, o dom de tocar os corações mais endurecidos”.
O Coração de Jesus nos permite vivenciar o Seu amor divino que refina os nossos sentimentos, ao mesmo tempo que nos livra do nosso fechamento interior, e assim podemos levar essa experiência a tantos que ainda não conhecem Aquele que é “caminho, e a verdade, e a vida” (João 14,6).

11.- “Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, e jamais serão apagados”. Aos devotos do Sagrado Coração de Jesus, seus fiéis amigos, é prometido o que é mais essencial, a vida eterna.

12.- “A quem comungar na primeira sexta-feira de cada mês, durante nove meses consecutivos, concederei a graça da perseverança final”.
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3,14 O Apóstolo Paulo com a sua vivência nos leva a descobrir sobre o esforço da perseverança, mas que junto a isso podemos desfrutar da alegria nos aproximar mais de Jesus.

Leia mais: 
:: Consagre-se ao sagrado Coração de Jesus
:: Coração de Jesus, uma porta aberta 
:: A festa do Coração de Jesus

Aqueles que perseverarem na Devoção ao Coração de Jesus, jamais o negará. Preparemo-nos pois os tempos urgem firmeza de fé.
Portanto, permitamos que o nosso coração, lugar do agir de Deus, chegue ao mais íntimo coração do nosso Deus.

Micheline Teixeira 
Missionária da Comunidade Canção Nova:: Enfatiza as 12 promessas do Sagrado Coração, um ponto atrativo para o público.