vida religiosa

5º dia da Novena a Dom Bosco

Dom Bosco e a vida religiosa

Fundar um instituto de educação, em um país, significa prestar um grande benefício a todas as classes de cidadãos que vivem agora, e a todos os que virão depois (MB XII, 177).

Oração a Dom Bosco

São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo, foste para os jovens, sobretudo, humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus.

Sê nosso guia no caminho de amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade.

Ajuda-nos a corresponder, com generosidade, a vocação que recebemos de Deus, para sermos, na vida cotidiana, construtores de comunhão e, em comunhão com a Igreja inteira, colaborarmos com entusiasmo na edificação da civilização do amor.

Obtém-nos a graça da perseverança na vivência da vida cristã em grau elevado, segundo o espírito das bem-aventuranças; e faze com que, guiados por Maria Auxiliadora, possamos encontrar-nos um dia contigo na grande família do Céu.
Amém.

Sugestão de Leitura Bíblica: Is. 49,1 – “Eu ainda estava no ventre materno e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome”.

Medite com Ana Lúcia:

Meditação

Bosco pensava em organizar uma associação religiosa, contudo, o contexto político da unificação da Itália e a disputa pela separação entre Estado e Igreja, não estimulavam a criação de uma ordem religiosa nos moldes tradicionais.

O ministro Umberto Ratazzi lhe sugeriu organizar uma sociedade de cidadãos que se dedicasse às atividades educativas realizadas pelos oratórios em moldes civis. Bosco propõe a Sociedade de São Francisco de Sales, que seria vista como uma associação de cidadãos aos olhos do Estado e como uma associação de religiosos perante a Igreja. Após consultar o Papa Pio IX, Bosco recebeu de seus companheiros padres, seminaristas e leigos a adesão à Sociedade de São Francisco de Sales, em 18 de dezembro de 1859. E, em 14 de março de 1862, os primeiros salesianos fizeram os votos religiosos de castidade, pobreza e obediência. A partir de 1863, além dos oratórios, os salesianos passam a se dedicar, também, aos colégios e escolas católicas para meninos e jovens.

Dom Bosco com Maria Domingas Mazzarello fundou o ramo feminino salesiano: as Filhas de Maria Auxiliadora, como monumento vivo da sua gratidão a Nossa Senhora.

Reza-se: Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no Princípio, agora e sempre. Amém.

Oração do dia

Oh Dom Bosco Santo, tu que amaste com amor inefável a todas as almas e, para salvá-las, enviaste a teus Filhos até os últimos confins da terra; fazei que, também, nós, pensemos continuamente na salvação de nossas almas e cooperemos com todos os meios possíveis para salvar tantos pobres irmãos nossos.

Confira também:
::6º dia da Novena a Dom Bosco

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.