Neste primeiro dia da Novena a São José Operário, viveremos uma jornada de fé e oração dedicada ao patrono dos trabalhadores. Pedimos a intercessão de São José para que abençoe nossas atividades, fortaleça nossa dignidade no trabalho e nos ensine a servir com humildade, amor e dedicação.
Ouça o primeiro dia da Novena na íntegra:
Oração inicial
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-nos, São José!
Palavra de Deus
Mateus 1,18
Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua Mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.
José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.
Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus conosco.
Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu sua esposa em sua casa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.
Oração a São José
São José, pelo trabalho das tuas mãos e pelo suor do teu rosto, sustentaste Jesus e Maria, e tiveste o Filho de Deus como teu aprendiz.
Ensina-me a trabalhar como você fez, com paciência e perseverança, por Deus e por aqueles a quem Ele me deu para sustentar.
Ensina-me a ver, nos meus funcionários e colegas de trabalho, o Cristo que deseja estar neles, para que eu seja sempre caridoso e tolerante com todos.
Concede-me que olhe para o trabalho com os olhos da fé, para que nele reconheça a minha participação na atividade criativa de Deus e na obra de Cristo para a nossa redenção, e assim me orgulhe dele. Quando for agradável e produtivo, lembre-me de agradecer a Deus por isso. E quando for pesado, ensina-me a oferecer a Deus em reparação dos meus pecados e os pecados do mundo.
Ó bom pai, São José! Rogo-lhe, com todos os seus sofrimentos, tristezas e alegrias, que obtenha para mim o que agora peço: (faça seu pedido). Obtenha para todos aqueles que pediram minhas orações tudo o que lhes for útil no plano de Deus. Esteja perto de mim nos meus últimos momentos para que eu cante eternamente louvores a Jesus, Maria e José.
Amém!
Transcrito e adaptado pela equipe do Formação Canção Nova
Apresentação: Maurício Valente, missionário núcleo da Comunidade Canção Nova, formando em Teologia e formador em conteúdos sobre São José.