Santo Antônio Maria Claret

Santo Antônio Maria Claret nasceu em Sallent, na Catalunha, em 1807.

Filho de modesto tecelão, aos 22 anos ingressou no seminário de Vic. Aos 28, foi ordenado sacerdote, dedicando-se de corpo e alma ao serviço ministerial na cidade natal. Seu ideal, entretanto, ultrapassava os limites de sua paróquia.

Desejava um apostolado mais amplo. Pensou, então, em se colocar à disposição da Propaganda Fidei. Não era o que sonhava para si. Procurou, pois, ingressar na Companhia de Jesus, o que também não deu certo. Retornou à terra natal como vigário.

Logo depois abandonou tudo para se tornar missionário apostólico. Percorreu todas as povoações da Catalunha e das Ilhas Canárias. Procurou concretizar seu grande sonho apostólico: fundar uma congregação que se dedicasse ao apostolado das missões, à evangelização dos povos. Com alguns companheiros sacerdotes, fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria, popularmente conhecidos como Padres Claretianos.

Mais tarde fundou também o Instituto das Irmãs de Ensino de Maria Imaculada. Em 1850 foi nomeado bispo de Santiago de Cuba, onde desenvolveu um apostolado frutuoso.

Em 1857 retornou à Espanha, onde exerceu várias responsabilidades eclesiásticas, zelando pela instrução, pelas artes, pelas ciências, fundando bibliotecas.

Foi também fecundo escritor, deixando cerca de oitenta obras. Pio XI considerava-o o ‘precursor da Ação Católica’ dos tempos modernos. Morreu em Fontfroide, França, em 1870.

Oração

Ó Deus, que aos vossos pastores associastes Santo Antônio Maria Claret, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, daí-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração a Santo Antônio Maria Claret Contra a Violência

Ó glorioso santo, vós que em vida, sofrestes tantos tipos de violência e perseguições, como atentados e ameaças de morte, mas que, pela vossa fé e confiança em Deus e no Imaculado Coração de Maria, todas as vezes vos livrastes desses males, intercedei por mim e livrai-me do perigo de ser assaltado, roubado ou seqüestrado. Afastai de mim e de minha família toda espécie de violência física e moral.
Amém.

(Rezar um Pai-Nosso por todas as pessoas que se encontram em perigo ou nas mãos de malfeitores.)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.