“Eu quero levar a Mãe de Deus a todos! Confiando !

O Diácono João Luiz Pozzobon conheceu o Movimento Apostólico de Schoenstatt em Santa Maria/RS, através do próprio Fundador, o Pe. Kentenich em 7 de setembro de 1947.

Além de membro da Liga dos Homens, foi um esposo e pai exemplar,um leigo fiel a causa da Evangelização, um incansável peregrino com Maria, um amigo dos pobres e dos ricos e um diácono humilde e servidor. Um modelo para o homem na família, na sociedade e na Igreja.
Dizia: “o meu primeiro apostolado é na minha família”.
Também foi comerciante reconhecido pelos seus clientes por suas atitudes de honestidade e agricultor que utilizava-se de marcações no cabo da enxada para rezar as dezenas do terço enquanto trabalhava.

Em 1950 a Irmã M. Teresinha Gobbo, responsável pelo Movimento de Schoenstatt no Brasil, entregou ao Sr. João Pozzobon uma Imagem da Mãe Três Vezes Admirável, no formato que lembrava a silhueta do Santuário, para levar às famílias e, com elas, rezar o terço, quando possível. Então, começou o seu apostolado e mais tarde fez o seguinte propósito: “Eu vou rezar todas as noites o rosário”.

Era um homem de fé: “Eu quero levar a Mãe de Deus a todos! Confiando n’Ela, eu levo a Mãe aonde me é possível….Ela move os corações e os leva a conversão”. Assim, caminhou mais de 140.000 Km, levando a Mãe de Deus aos lares, aos hospitais, às escolas, aos presídios, incentivando por toda parte a reza do terço, a regularização de matrimônios e freqüência nos sacramentos. Este apostolado cresceu rapidamente, sobretudo nos últimos anos, a partir da visita do Sr. João com a Peregrina aos lugares Sagrados de Schoenstatt e de Roma, em 1979. Desde então foi assumindo dimensões mundiais.

Sr. João Luiz Pozzobon morreu em 27 de junho de 1985 após ter sido atropelado por um caminhão quando se dirigia para uma missa no Santuário.( “Se alguém um dia me encontrar tombado à beira do caminho, saiba que morri de alegria”, escreveu). Sua aventura deu início a Campanha da Imagem da Mãe Rainha, hoje espalhada pelo mundo.

No dia 12 de dezembro de 1994, foi aberto oficialmente, por D. Ivo Loischaster (Bispo da Diocese de Santa Maria/RS), a Causa pela Canonização do Sr. João Pozzobon. O Diácono João Luiz Pozzobon conheceu o Movimento Apostólico de Schoenstatt em Santa Maria/RS, através do próprio Fundador, o Pe. Kentenich em 7 de setembro de 1947.

Gilmar Dantas Lopes
Juventude Apostólica de Schoenstatt
São Bernardo do Campo – SP

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.