A esperança não decepciona!

Confira o primeiro episódio da série especial do mês da Bíblia

Setembro é o Mês da Bíblia!

Em 2025, o livro proposto no Mês da Bíblia para leitura é a “Carta aos Romanos”. De 1 a 30 de setembro, você é convidado a participar de um mergulho nessa carta escrita por São Paulo aos romanos. A CNBB propõe também o tema “A esperança não decepciona”, induzindo a um olhar para a Bíblia com mais sensibilidade, a fim de compreender onde depositar a esperança em meio às incertezas da vida.

Assista!

Todo ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil propõe a leitura de algum livro durante os dias do Mês da Bíblia e, neste ano, você é convidado a participar dessas reflexões aqui na Canção Nova. Monsenhor Jonas Abib sempre ensinou a importância da perseverança na leitura diária da Palavra de Deus. Pensando nisso, foi produzida uma série de vídeos para você se unir a toda a Igreja do Brasil nessa reflexão durante os 30 dias do Mês da Bíblia, às 6h, aqui no Portal Canção Nova ou no YouTube “TV Canção Nova”.

Origem do mês da Bíblia

O Mês da Bíblia, celebrado em setembro pela Igreja Católica no Brasil, foi instituído em 1971 e, desde então, tornou-se uma tradição consolidada. A iniciativa nasceu do espírito do Concílio Vaticano II, que incentivou a aproximação dos fiéis com a Sagrada Escritura. A escolha de setembro está relacionada à memória de São Jerônimo, comemorado no dia 30, reconhecido como o tradutor da Bíblia para o latim.

São Jerônimo

Jerônimo foi uma personalidade célebre de seu tempo. Sua capacidade intelectual é demonstrada pela vasta quantidade de textos escritos e traduzidos por ele. Com absoluta certeza, seu trabalho mais conhecido é a Vulgata, ou seja, uma versão da Bíblia em latim. Histórias antigas, quando recontadas com frequência, terminam por receber novos elementos que, por vezes, acrescentam, abreviam ou modificam a história original. Por ser este o mês da Bíblia, resolvemos abordar a questão da Vulgata, juntamente com todo o trabalho realizado por São Jerônimo ao traduzi-la.

Ordenado sacerdote em 379 d.C., São Jerônimo acompanhou o Bispo Paulino a um concílio regional em Roma. Nesse tempo, foi apresentado ao Papa Dâmaso como um exegeta e profundo conhecedor das línguas bíblicas. Por causa da clareza de suas ideias e grande conhecimento, o Pontífice o escolheu para ser seu secretário e, em 382 d.C., confiou-lhe a incumbência de revisar uma antiga tradução dos quatro Evangelhos em latim. Ele concluiu esse trabalho antes da morte do Papa Dâmaso (11/12/384), e acrescentou também uma versão dos Salmos, traduzida do texto grego, que ficou conhecida como Septuaginta.