Qual a espiritualidade que Roma oferece

Em Roma, é impossível não vivenciar a marcante presença dos seguidores de Cristo

Roma, “A Cidade Eterna” como foi atribuída pelos poetas escritores da Roma Antiga, é berço da civilização ocidental e caracterizada por sua história milenar que se manifesta através de grandes construções, conquistas e inúmeros personagens que deixaram seus nomes marcados na vida da humanidade. A Cidade de Roma guarda um grande acervo de ruínas antigas e dezenas de obras de artes ao céu aberto.

Qual a espiritualidade que Roma oferece
Fundada no ano 753 antes de Cristo pelos irmãos Remo e Rômulo, é considerada o “coração da Igreja Católica”, pois no centro da cidade está localizado o Estado do Vaticano e a sede Papal.

Vaticano é o nome de uma colina em que foi construído o Circo de Nero, local de martírio de muitos cristãos (inclusive de São Pedro, o primeiro Papa que foi crucificado de cabeça para baixo). Sobre a colina, no ano 326, o imperador Constantino construiu a primeira Basílica, exatamente onde os cristãos se reuniam para rezar, por se tratar do túmulo do Apóstolo.

Veja também: DO BRASIL PARA O MUNDO

Assim, quando estamos em Roma, é impossível não se deparar com a marcante presença dos seguidores de Cristo! Por todos os lados encontramos monumentos e construções que permitem tocar na história do cristianismo.

Hoje, sendo um estado independente e sede de toda a Igreja, o Vaticano é visitado por milhares de pessoas todos os dias. Nessas visitas, muitos fatos passam despercebidos pelos visitantes, mas para os cristãos, ir à Basílica de São Pedro, por exemplo, não é apenas um passeio cultural, é se deparar com as origens da própria fé. É constatar que sobre a pedra que era Pedro, Cristo construiu sua igreja que prevalece até hoje e leva a palavra do Senhor a todas as nações.

Aqui não falamos de simples referências, mas de marcas deixadas por pessoas que tiveram a coragem de seguir até o fim por Jesus: homens e mulheres que tiveram contato com a verdade do evangelho. E a partir desta verdade, nortearam sua vida em busca da fidelidade ao seu Deus, mesmo que isso significasse a própria morte.

Coliseu e os primeiros cristãos

Se o Coliseu é conhecido e procurado por muitos turistas, por causa de sua beleza e arquitetura, o que muitos visitantes não sabem é que ali se encontram centenas de cristãos que um dia foram mortos por não negarem o Cristo. No século XVII, o então Papa Bento XIV consagrou o local à Paixão de Cristo e a partir de então, todos os anos, os Papas rezam a Via Sacra acompanhado por centenas de fiéis, recordando a coragem de muitos que deram a vida na certeza de terem recebido a salvação por meio do verdadeiro Salvador.

Nas Catacumbas de São Sebastião e São Calixto que representam um conjunto subterrâneo de corredores e abrigos utilizados para sepultamentos, milhares de cristãos foram enterrados e grande parte deles foram mortos pela perseguição. Existem marcas dos primeiros Cristãos através de escritos e desenhos que retratam como eles viviam, como celebravam e como se iniciaram as primeiras comunidades cristãs em Roma. Na localidade também surgiu, pela primeira vez, o símbolo da Cruz, como forma de identificação dessas comunidades, em que até então utilizavam somente o símbolo do peixe.

Já o Pantheon, que também é uma das construções mais famosas de Roma, hoje, é a Igreja dedicada a Santa Maria dos Mártires. Foi arquitetado no ano 27 a. c. e doado à Igreja pelo imperador Bizantino Focos (602 – 610 d.c.). A construção foi mantida e restaurada pelos papas ao longo dos séculos. Se encontram preservadas abaixo do altar Mor milhares de relíquias de mártires que morreram no local.

Estar em Roma também é a oportunidade de provar deliciosas comidas, conhecer belas artes e a cultura deste lugar. Mas, mais do que isso, estar em Roma é tocar na santidade de muitos que perderam tudo, por acreditarem ter encontrado o Tudo: Jesus.

Vir a Roma é uma excelente oportunidade de olhar para a própria vida e, à luz do Espírito Santo, nos abastecer com a espiritualidade que se encontra escondida por trás dessa história. Todos os mártires nos ensinam a sermos testemunhas de forma coerente e decidida: testemunhando a que Cristo está vivo. E que por Ele vale a pena viver, ou até mesmo morrer.

Que os santos mártires interceda sempre por nós.


Paulo Pereira

José Paulo Neves Pereira nasceu em Nossa Senhora do Livramento (BA). Missionário da Comunidade Canção Nova, ele atua como gerente no setor de Conteúdo da TV Canção Nova.

comentários