Outubro Rosa

Empatia com pacientes oncológicos: como ajudar quem você ama?

Descubra a importância da empatia com pacientes oncológicos e como você pode oferecer apoio a quem está passando por essa experiência. Muitas pessoas perguntam: “Como posso ajudar meu amigo/familiar que está em tratamento de câncer? Devo me aproximar? O que fazer?” A resposta, em primeiro lugar, é: tenha empatia.

O que é ter empatia?

Mas o que é ter empatia? É muito mais do que se colocar no lugar do outro. É dispor-se a sentir o que ele sente, calçar seus sapatos por assim dizer.

Imagine que você veste um sapato que não é seu. Ele pode apertar, ser desconfortável, causar incômodo. É assim que, muitas vezes, um paciente oncológico se sente, e ter empatia é dispor-se a reconhecer e acolher esse incômodo, mesmo que não possamos tirá-lo.

Respeitando o momento do paciente

Existem muitas mulheres que, ao perderem os cabelos por conta da quimioterapia, sentem vergonha de receber visitas. Outras se isolam por medo ou cansaço. Respeite o momento do paciente. Tente se conectar com ele e entender suas necessidades: um abraço, uma mensagem de apoio, uma visita, uma comida que ele aprecie ou flores para alegrar o ambiente. Demonstre que você se importa e quer estar presente, da maneira que for mais confortável para ele.

Leia mais
.:A ética da compaixão
.:É tempo de empatia
.:Empatia e relacionamentos: habilidade para uma vida melhor!
.:Edith Stein e a empatia

O exemplo de Cirineu

Lembre-se de Cirineu: ele não foi crucificado no lugar de Jesus, mas o ajudou a carregar a cruz. Você também não pode carregar a cruz do paciente oncológico, pois a experiência do câncer é única e individual. Mas você pode oferecer ajuda e apoio para torná-la mais leve. Ore, peça a Deus discernimento para saber como agir e coragem para estar presente, como Cirineu esteve ao lado de Jesus.

Orando por quem você ama

Peça a Deus: “Senhor, o que posso fazer por esta pessoa querida? Quero ser como Cirineu, que o ajudou a carregar a cruz. Quero estar ao lado dela e tornar seu fardo mais leve. Dá-me forças e sabedoria para ajudá-la da maneira que ela precisa”.

Tenha fé, ore com o coração aberto e confie que Deus lhe mostrará o caminho para ser um apoio verdadeiro e amoroso nesse momento difícil.