Acolher o PHN como projeto é um avanço na vivência da santidade com comportamento virtuoso
Nos primeiros 2 meses como pastor da Igreja Católica, o papa Leão XIV, em vários momentos, convidou os cristãos a abandonar atitudes maldosas e, portanto, deixar de lado o pecado.
Destaquei 5 trechos de discursos em que, pode-se entender, como dicas PHN do Papa. Leão XIV convidou a mim e a você para dizer não a:
INDIFERENÇA
“Derrube os muros da indiferença” – mensagem do Papa para o 5ª dia mundial dos avós e idosos.
O ser humano foi criado para o amor e não, para a indiferença, o descaso e a ignorância ao próximo.
Ser indiferente é sinônimo de omitir amor, portanto, pecar. Sendo assim, fica a dica: se houver alguém que seu coração reaja com indiferença, decida-se, dê passos e derrube agora mesmo este possível muro que se instalou entre você e esta pessoa. Não peque. Ame!
DESESPERANÇA
“Quando falta o ar, quando falta o horizonte, nossa dignidade murcha”, portanto, deixe Jesus renovar em você a esperança – Discurso no dia internacional de combate às drogas.
É comum a tristeza bater às portas dos nossos sentimentos, mas dar espaço à ela é permitir que a falta de esperança domine nossas atitudes. Isso pode ser um pecado que afronta a bondade de Deus.
Desnutrir a esperança ofende a Divina Providência. Mantenha viva sua dependência do Criador e assim evite o pecado da desesperança.
EGOÍSMO
“Atenção aos perigos do uso da inteligência artificial que pode ser utilizada para lucros egoístas” – Papa Leão na 2ª conferência anual de Roma sobre inteligência Artificial
Você sabe mas não custa relembrar: egoísmo é fonte de muitos outros pecados. Saia fora dele o máximo que puder. Quando não conseguir fugir de atitudes egocêntricas, reforce o pedido de ajuda ao Espírito Santo!
Seja no uso da inteligência artificial, mas também na inteligência emocional, profissional e comportamental. Busque a santidade não colocando-se como o centro das atenções e sim em atitudes de serviço.
BUSCA DE PRAZERES
“Todos os bens materiais desta terra, os prazeres do mundo e o bem-estar econômico não são suficientes para fazer o coração feliz” – mensagem para o 9º dia mundial dos pobres
A satisfação para as coisas deste mundo normalmente estão associadas às obras da carne, que biblicamente se opõe às do Espírito.
Vale a pena reforçar esta dica PHN do Papa Leão: quer um coração feliz? Não caia no erro de apoiar-se em bens materiais, prazeres e segurança financeira. Cresça interiormente, aceite renúncias e coloque sua confiança em Deus.
FALSIDADE
“Com a vida e com a língua, com o coração e com os lábios, com a voz e com a conduta” – Leão recorda os ensinamentos de Santo Agostinho no encerramento do mês mariano.
Alimentar a autenticidade e harmonia entre “o que se fala” e “o que se vive” repercute a busca sincera de coerência na vivência do Evangelho. O oposto, reverbera negativamente.
Viver na verdade é um bom sinal de que a luta contra o pecado é levada a sério. Mentira, ambiguidade ou falsidade, é um tipo de atitude para combater com propósito de santidade: Deus é verdade.
A interpretação das citações papais acima são reflexões que, por graça do Espírito Santo, podem iluminar o seu caminho de luta contra o pecado.
O tempo é de crescer na vivência da santidade.
Fernando Fantini
@fantinicn
https://www.instagram.com/fantinicn/
Missionário da Comunidade Canção Nova