Vida Nova

Viver, reviver e ressignificar!

Neste tempo em que ainda vivemos a Páscoa de Cristo, tão cheio de significados e mistérios, remeto-me aos pensamentos daquelas pessoas que me procuram no consultório ou mesmo em conversas informais, e-mails e comentários no blog para falar de suas angústias e da vontade de viver o novo.

Viver o novo, muitas vezes, é reviver, mesmo que emocionalmente, aquelas dores que nos consumiram por um tempo, mas das quais temos de tirar apenas as lições necessárias para seguirmos em frente. Com isso, não quero que pense que estou dispensando seu sofrimento; muito contrário, quero que você faça comigo uma reflexão sobre aquilo que você é, aquilo que pensa, o que viveu e que gostaria de retomar na Páscoa da sua vida.

Viver, reviver e ressignificar!

Foto Ilustrativa: miniseries by Getty Images / cancaonova.com

É tempo de ressignificar

Viver a novidade da Páscoa é ressignificar, ou seja, dar um novo significado aos seus caminhos com um intenso desejo de transformar sua vida. Se você trazia consigo mágoas e ressentimentos, por que não perdoar? Por que não dar uma nova chance àquela amizade que você achava perdida? Por que não ressuscitar aquele casamento que você nem tinha mais esperança de retomar?

Ao falar da misericórdia de Deus, aceite que Ele, na figura do sacerdote, perdoe suas faltas. Aceite, de fato, o perdão em sua vida. Todos nós temos memória, por isso não nos esquecemos das situações, mas não façamos delas um marco de dor e autocondenação eterna em nossa vida.

Leia mais:
.: Deus realiza um milagre na nossa vida
.:O que viver na Páscoa?
.:O que é a Oitava de Páscoa na Liturgia?

.:Páscoa pessoal, uma celebração proposta pela Igreja a seus fiéis

Se você busca converter-se daquilo que não gosta em sua vida, dos comportamentos dos quais você quer se livrar, siga um firme propósito, mas não tente fugir ou agir com comportamentos de fuga na primeira dificuldade. Pode ser difícil, pois a estrada terá muitas pedras, mas você colherá frutos saborosos ao prosseguir nesse caminho. E é aí, bem nesse ponto, que entra a sua fé n’Aquele que o fortalece e dá sustento no caminho. Fé naquele tratamento médico que você faz, mas que nem sempre lhe dá tanta confiança; fé que sua perseverança, para que você encontre um novo trabalho para sustentar você e sua família. No entanto, há também um fator muito importante para que tudo isso ocorra: não adiantará a fé se você não persistir, perseguir seu alvo.

Não seja expectador da sua própria vida. Se está difícil, busque ajuda; se levantar é um peso maior do que aquilo que você consegue suportar, erga suas mãos, deixe de lado seu orgulho e peça ajuda. O conforto virá, muitas vezes, de onde menos acreditamos. Não queira resolver todas as suas pendências de uma vez. Organize seus pensamentos, coloque no papel as coisas que gostaria da fazer para viver melhor, coloque prioridades, imagine o passo a passo; não queira que tudo se transforme num piscar de olhos.

Seja um testemunho de vida nova. Use aquela fé e atitude que, tantas vezes, você incentiva nas pessoas, mas que não tem coragem de assumir para você.


Elaine Ribeiro dos Santos

Elaine Ribeiro dos Santos é Psicóloga Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Colaboradora da Comunidade Canção Nova, reúne 20 anos de experiência profissional, atuando nas cidades de São Paulo, Lorena e Cachoeira Paulista, além do atendimento on-line para o Brasil e o Exterior. Dentre suas especializações estão Terapia Cognitivo-Comportamental, Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. Instagram:  @elaineribeiro_psicologa