Muitas vezes, fazemos escolhas erradas e estas nos afastam dos planos de Deus
Eu acredito que Deus tem planos específicos para cada um de nós e nos conduz à realização de cada uma deles de acordo com a permissão que Lhe damos. No entanto, justamente porque somos livres, muitas vezes guiados por nossas emoções e desejos, fazemos escolhas erradas e nos desvíamos desses planos que nos levaria à felicidade. É por isso que, às vezes, sentimo-nos abatidos e, em alguns casos, perdemos até mesmo o sentido para viver. Constata-se, em nossos dias, que grande parte das doenças da alma, como a depressão por exemplo, estão ligadas à frustração e ao remorso, frutos de escolhas erradas feitas no passado, ou seja, o mau uso da liberdade.
A cultura do liberalismo insiste em continuar afirmando que não precisamos de Deus, nem mesmo da ajuda das pessoas que nos amam para vivermos plenamente. Ao contrário, faz-nos acreditar que podemos fazer o que queremos nesta vida, sem disciplina nem compromisso. Mas isso é injusto, pois, uma vez que fomos criados por Deus, de fato Ele é o único que sabe o que realmente vai nos fazer bem. Ignorar seus ensinamentos, neste caso, é como quem está em alto mar, orientado por uma bússola e usando mal a liberdade; então, resolve jogá-la fora para guiar-se sozinho. No início, pode até parecer divertido e libertador, mas, depois de um tempo, começa a perceber os perigos à sua volta e o medo da solidão lhe faz procurar, a todo custo, reencontrar o caminho para o porto seguro.
Compreendendo nas entrelinhas
Infelizmente, muitos estão vivendo essa busca. Eles jogaram a bússola fora em um momento de euforia; agora, afligidos pela solidão, acabam agarrando-se aos destroços de coisas e conceitos vazios que os fazem afundar ainda mais. Porém, a boa notícia é que a misericórdia de Deus entra nesse espaço de busca e oferece uma saída, pois Deus jamais desiste de nos estender a mão e nos orientar para seu plano de amor e felicidade. Ou seja, para a sua vontade a nosso respeito! Creio que essa intervenção de Deus se revela sutilmente nas entrelinhas dos acontecimentos, por isso é preciso saber interpretá-la com humildade e docilidade. Não podemos insistir em dizer para Deus o que queremos, sem antes percebermos o que Ele realmente quer para nós. O problema é que lidamos o tempo inteiro com o nosso querer e o querer de Deus; às vezes, estamos de comum acordo e isso é maravilhoso, mas nem sempre é assim. Quando percebemos que nosso querer não traz paz e tudo indica que Deus nos reserva o contrário do que desejávamos, precisamos ter a firme decisão de viver o abandono e optarmos pela vontade d’Ele, pois aí mora nossa felicidade. Isso é fácil? Claro que não! Aliás, é muito difícil. Nossa natureza parece até ranger por dentro sem querer se dobrar, mas a vida prova que é a melhor opção. Em todo caso, é importante também lembrar que submissão à vontade de Deus é diferente de comodismo e falta de ideal. Estar aberto à vontade d’Ele é ter a coragem de sonhar, fazer planos e lutar por eles, mas dando a Deus a liberdade para mudá-los caso seja esse o Seu querer.
Leia mais:
.: Sonhos e planos de Deus para uma mulher
.: Será que estou fazendo a vontade de Deus?
.: Como faço para ouvi a Deus?
.: Fomos todos feitos para a felicidade
Quer mesmo descobrir onde está a vontade de Deus? Procure ser dócil aos seus ensinamentos, faça somente o bem e confie no infinito amor d’Ele por você. Se você for fiel, certamente Deus não vai desampará-lo, pois à medida que você se aproxima d’Ele, numa vida comprometida com a oração e a prática da caridade, mais confiança adquire e mais cresce no amor. Sendo assim, já não terá medo do que vier a acontecer no próximo instante, porque, seja o que for, será de acordo com o querer de Deus e o melhor meio que Ele escolheu para sua felicidade!