Homens e mulheres no controle da situação

“Os mesmos vícios que achamos grosseiros e insuportáveis nos outros nem chegamos a notá-los em nós mesmos” (A Bruyère, Os Caracteres).

O trecho do livro do Eclesiástico, cujo título é “Domínio dos próprios desejos” é uma formação para nós, homens:

“Não te deixes levar por tuas más inclinações e refreia os teus apetites. Se satisfizeres a cobiça de tua alma, ela fará de ti a alegria dos teus inimigos. Não te comprazas no meio das multidões, mesmo das menores, porque nelas somos constantemente comprometidos. Não te empobreças, pedindo empréstimos para aparentar, quando nada tens na algibeira; isso equivaleria a atentar contra a tua própria vida. O operário dado ao vinho não se enriquecerá, e aquele que se descuida das pequenas coisas cairá pouco a pouco. O vinho e as mulheres fazem sucumbir até mesmo os sábios, e tornam culpados os homens sensatos. Aquele que se une às prostitutas é um homem de nenhuma valia; torna-se-á pasto da podridão e dos vermes; ficará sendo um grande exemplo, e sua alma será suprimida do número dos vivos”
(Eclo 18,30-33 –19,1-3).

Quais são os seus apetites, as suas inclinações que o fazem sair do caminho de Deus? Quais são os apetites da carne que mais o tiram do caminho de Deus?

Medite sobre o alimento: você se deixa dominar pela gula? Quantas pessoas não têm condições psicológicas de colocar um freio na boca, tendo uma alimentação desenfreada…

Você é assim?

“Não te deixes levar por tuas más inclinações e refreia os teus apetites.”

A queda do Império Romano aconteceu justamente porque os romanos se achavam superiores às outras raças e sempre pensavam em ter. Eles se dedicavam à gula, à bebedeira e à prostituição. As festas romanas eram verdadeiras orgias e, hoje, Deus quer falar para quem faz de sua vida uma orgia, com hábitos desregrados, começando pela alimentação.

Quando você estiver ansioso, temeroso, aflito, se você tiver tendência à gula, cuidado! Tenha autodomínio para não ser levado à morte.

Eu entendo bem desse assunto. Sou um comedor compulsivo em constante recuperação e precisei ser submetido a uma cirurgia de redução de estômago para continuar vivendo. Mas até hoje tenho de me policiar porque o pecado não está no coração nem no estômago, mas na cabeça.

“Milhares ainda buscam cortar os galhos do mal… Necessário vos é arrancar e queimar a raiz do mal” (Jeremy Taylor).

MEDITE SOBRE O APETITE SEXUAL

Quantas pessoas são desenfreadas e sem regras na vida sexual!

Talvez você seja uma pessoa que não se satisfaça com pouca coisa, que quer ter muitas relações sexuais, conquistar muitas pessoas, se sentir o “gostosão” da vida. Isso também vai levá-lo à morte!

Não adianta ficar pensando: “Ah, mas eu vou morrer mesmo, então vou aproveitar o dia de hoje!”

Não se esqueça de que mesmo achando que vai morrer e que por isso precisa gozar os momentos presentes da vida, uma vida sexual desregrada pode levá-lo à pior morte: à morte da alma pura que Deus sonhou para você!

E atenção: a pior doença de uma vida sexual desregrada não é a sífilis ou a Aids. É a perda da pureza.

É não conseguir mais ter autodomínio nem sobre seu pescoço, que vira ansioso para ver quem passou e desejar o outro como mero objeto de prazer.

“A pureza está no amor; a impureza, na sua ausência” .

O homem deve ter cuidado com a “idade do lobo”, que é um momento da vida em que começa a perceber que está envelhecendo e entra na fase da “conquista”. Mesmo que a pessoa já esteja com idade avançada, não consegue ver beleza em outra que tenha idade semelhante, e os olhos dela só enxergam beleza em uma pessoa que tem a metade da sua idade.

Quanta vergonha você irá passar com isso! Essa mulher mais jovem usufruirá do seu dinheiro, da sua posição social e você não terá condições de agüentá-la nem física nem financeiramente. Vai se sentir constrangido, pois todas as pessoas vão olhar você como um “bobão arrumando chifre em cabeça de cavalo”.

É um risco que todos podem correr.

Hoje, marido e mulher não têm mais segurança, muitos precisam usar preservativos para ter relações sexuais, porque a mulher não pode acreditar no marido nem ele nela.

Faltando alguns meses para o casamento, é normal ir ao médico para ver se o organismo do noivo ou da noiva está preparado para poder se casar e constituir uma família. E os primeiros exames que o médico pede são o de HIV e de doenças sexualmente transmissíveis. Quase um teste de impureza sexual… Que coisa triste! Logo na área sexual, que é uma área de realização e prazer que Deus nos deu!

Castidade é o outro nome para o autodomínio na vida sexual de solteiros e de casados. Castidade não é celibato. É o uso correto das funções sexuais. Castidade: Deus quer e você consegue!

MEDITE SOBRE A BEBIDA

Quantas vezes você se vê inteiramente dominado pela bebida? Quantas desgraças a bebida leva para o centro da família! Quantas famílias destruídas em conseqüência da bebida! Até quando viver assim? A bebida é um mal contínuo em nossa vida. Afirmo isso porque fui um beberrão.

Para as pessoas curarem a ressaca de ontem, precisam tomar outra hoje, porque a ressaca só é curada com outra bebida. Assim, é ressaca em cima de ressaca e bebida em cima de bebida. E atrás vêm as desgraças levando as pessoas à morte. O resto você já sabe.

“Todos os apetites desenfreados levam à morte.”

Todo comilão e beberrão cairá na pobreza. Por mais rico que seja, se cair na bebida, dedicar a vida à comida e à prostituição desenfreadas, colherá a morte e a pobreza.

Vou dar um exemplo: A Canção Nova tem um funcionário que bebia até cair. Certa vez, esse homem estava andando a cavalo bêbado e caiu. Batendo o rosto no poste, quebrou-se inteiro. Sua bebedeira durou até o dia em que ele conheceu Jesus aqui na Canção Nova e veio trabalhar conosco. Hoje ele é um homem seriíssimo, que se levanta cedo para trabalhar, mudou completamente de vida. Com o dinheiro do seu salário ele compra bezerros, os cria e depois vem me oferecer para eu comprá-los e alimentar as pessoas que visitam a Canção Nova. A família dele é feliz.

Será que você não percebe o quanto Deus quer fazer com você e com os seus?

Todos os dias Deus nos dá coisas maravilhosas, gostosas de viver e que preenchem nosso vazio. Ele nos dá uma porção certa para não nos fatigar. Ele nos dá a porção certa para podermos trabalhar, comer, beber e conviver.

“Não te deixes levar por más inclinações e refreia os teus apetites” (Eclo 18,30).

“Estar com Deus é entrar em confronto com meu homem velho”.

No dia de hoje só posso dizer para mim: “Eto, cuide-se!” E colocar no meu coração que devo sempre procurar o alvo da minha vida: Jesus e a vida eterna.

Quem está em pé cuide para não cair, como ensina a Palavra de Deus. E quem já está lá embaixo, caído, tente vencer um dia por vez. Vença esse dia com a Palavra, com a Confissão, com a Eucaristia.

Peça oração, peça perdão. Vença o dia de hoje.

(Extraído do livro “Administrar a própria vida – O negócio mais urgente” de Wellington Silva Jardim/Eto) )