Modéstia

Como se vestir bem?

Falar de roupa é algo delicado, pois não existe uma fórmula, muito menos um padrão para dizer o que é certo e o que é errado. Na verdade, acredito que existem meios para nos vestirmos segundo aquilo que desejamos expressar. Ou seja, a roupa diz do meu ser, do que gosto, daquilo em que acredito e até mesmo da minha fé. O formato do corpo da mulher chama a atenção por si só, portanto, a roupa favorecerá a modéstia ou a sensualidade que ela quer passar. Se você é cristã e deseja ser vista como uma filha de Deus, respeitada por sua beleza, este artigo é para você.

A mulher precisa cultivar a virtude da modéstia, que está dentro das quatro virtudes humanas: prudência, temperança, justiça e fortaleza. A modéstia se encaixa dentro da virtude da temperança. A mulher modesta é aquela que se veste com elegância, beleza e feminilidade.

Precisamos nos vestir bem, mas não podemos ser ocasião de pecado para os outros. Precisamos nos perguntar: “Essa roupa que eu visto leva o outro a me ver como um objeto sexual?”. Não é uma questão de dizer que o homem é sem vergonha, pois se a mulher faz questão de exibir certas partes do seu corpo, provocando-o, é bem provável que isso despertará a sensualidade e os desejos eróticos nele. Roupas curtas, calça colada, blusas decotadas e minissaias provocarão a imaginação do homem e não o ajudarão a viver a pureza e a santidade. Portanto, é questão de consciência, não de regras.

É uma questão de consciencia e não de regras.

Como missionária fui apresentadora de programas na TV Canção Nova por cinco anos, vivi o desafio de me vestir de acordo com a minha missão. Na televisão de formato plasma, eu ficava esticada, mais gordinha e alta. As minhas calças mostravam-se de uma forma que ‘ao vivo’ elas não estavam. Por essa razão, eu escolhia comprar uma calça de numeração maior do que a minha. Não estou dizendo para você fazer o mesmo, estou apenas descrevendo uma situação concreta que vivi e vivo e a decisão que tomei.

Créditos: pixelfit by GettyImages/cancaonova.com

“O vosso adorno não consista em coisas externas, tais como cabelos trançados, jóias de ouro, vestido luxuosos, mas na personalidade que se esconde no vosso coração, marcada pela estabilidade de um espírito suave e sereno, coisa preciosa diante de Deus” (I Pedro 3,3-4). 

Leia mais:
.: As mães precisam cultivar a feminilidade nas filhas
.:Você sabe o que é a ditadura da cultura do corpo?
.:A busca pelo corpo perfeito
.:Elegância e harmonia caminham juntas

Pense nisso! É a sua personalidade, o seu jeito de ser e seus valores que farão de você uma mulher bela e de valor. Por isso, peça a ajuda da Virgem Maria para se vestir de acordo com o plano original de Deus para você. Estou nessa luta e me uno a você, que deseja ser uma mulher segundo o coração de Deus!

Indico esse vídeo no qual padre Paulo Ricardo reflete, com muita sabedoria, sobre a modéstia:

Fernanda Zapparoli

 

banner afetividade