O presépio como foco da realidade católica
É necessário que os católicos mantenham o foco voltado para o santo presépio. O consumismo, a realidade do Papai Noel e a árvore de Natal não devem desviar esse foco primordial. Embora esses elementos não sejam um pecado ou algo a ser “extirpado de nossa vida”, o presépio deve ser o primeiro objetivo.
A novena oferece a oportunidade de montar o santo presépio. A primeira imagem a ser incluída é a da Virgem Maria, que está no centro. Maria é o instrumento de Deus para a manifestação da graça do Santo Natal. Embora Jesus Cristo seja “o mais importante, o centro de tudo”, é “no sim de Maria que o Natal se realiza”, e em seu ventre que Jesus é gerado para estar conosco.
A meditação do primeiro dia: a força da oração
O primeiro dia da novena inicia-se com louvor a Deus e com o coração aberto para acolher Jesus, o Salvador prometido pelos profetas e esperado com amor de mãe pela Virgem Maria. A estrutura da novena envolve começar com a oração inicial, que pode ser acompanhada na tela. Em seguida, há um momento de reflexão de uma passagem bíblica e, por fim, a oração pelas necessidades das famílias.
O ensinamento de Marcos 9,14-29
A meditação do primeiro dia é baseada na passagem de Marcos 9,14-29. O texto narra a situação de um pai que levou seu filho, que tinha um “espírito mudo” e era violentamente agredido, a Jesus após os discípulos não conseguirem expulsá-lo. O pai, vendo o filho ser lançado “ao fogo e à água para matá-lo”, suplica: “Se podes fazer alguma coisa, tem compaixão e ajuda-nos”. Jesus responde que “tudo é possível para aquele que crê”. O pai então clama: “Eu creio, mas vem em socorro à minha falta de fé”.






