Catequese

A oração perseverante: caminho de intimidade com Deus

A importância da oração perseverante

Dando sequência às nossas catequeses sobre a virtude da oração, especialmente neste Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco como preparação para o Ano Jubilar da Esperança em 2025, vamos refletir sobre a importância da oração perseverante, tema abordado pelo Papa em 11 de novembro de 2020.

Constância, insistência e perseverança

A oração desprovida de perseverança perde o sentido, é preciso constância, insistência e persistência. No Evangelho de São Lucas, Jesus nos apresenta três parábolas que ilustram a importância da persistência na oração: a do amigo inoportuno, que pede pão de madrugada; a da viúva que insiste em justiça a um juiz ímpio; e a do cobrador de impostos que, humilhado, implora por perdão.

O amigo inoportuno

Na primeira parábola, o amigo precisa de pão e, mesmo sabendo ser inconveniente, bate à porta do amigo de madrugada. A oração não pode esperar! Ela precisa ser feita no momento da necessidade, não podemos esperar o amanhã, porque o amanhã não nos pertence, devemos clamar confiantes de que Deus nos ouve. Adiar para outro momento pode significar perder a oportunidade.

A viúva e o juiz ímpio

A segunda parábola nos mostra a viúva que, mesmo desacreditada, insiste em pedir justiça ao juiz. Quantas vezes nós também duvidamos da eficácia de nossas orações? É preciso perseverar, pois Deus escuta o clamor dos que O buscam com fé.

O cobrador de impostos e o fariseu

Já na terceira parábola, vemos o cobrador de impostos reconhecendo sua pequenez diante de Deus, suplicando por perdão. Reconhecer nossas falhas e fragilidades é essencial para que a graça de Deus se manifeste em nossa vida.

Lutando contra a inconstância

A insistência, muitas vezes, contraria nossa natureza humana, propensa à inconstância. Tendemos a desanimar diante das dificuldades, deixando que problemas e preocupações dominem nossos pensamentos, inclusive durante a oração.

Cultivando a perseverança

Por isso é fundamental criar o hábito de dedicar um momento específico do dia para dedicar à oração. Esse será o nosso encontro com Deus, independente das circunstâncias. Manter essa disciplina, mesmo diante de desafios, é sinal de perseverança.

Perseverança: o remédio contra o desânimo do cotidiano

Deus quer que perseveremos! Ele se alegra com a persistência daqueles que o buscam com sinceridade. Mesmo quando as situações do dia a dia nos desanimam, quando os problemas parecem nos dominar, não podemos parar, devemos persistir em nossa caminhada de oração com Deus.

A oração perseverante: caminho de humildade para aproximar-se de Deus

A perseverança na oração, mesmo quando parece inoportuna, mesmo quando a necessidade pareça pequena e nossos pecados, enormes, é o caminho para nos aproximarmos de Deus e recebermos as graças que Ele tem reservado para nós.

Leia mais:
.:Jesus, o mestre da oração
.:A oração de Jesus: exemplo de humildade
.:A oração dos Salmos
.:A oração de Elias: modelo de fé inabalável

Que nossa pequenez nos leve a reconhecer a grandeza de Deus e sua infinita misericórdia. Que a nossa necessidade, por menor que seja, nos impulsione a buscar a ajuda divina com fé e persistência.

Portanto, convido você a não desistir da oração! Persistindo em diálogo com Deus, você se tornará uma pessoa transformada pela graça. Deus abençoe você! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Padre Jonathas Fernandes de Souza
Sacerdote pertencente ao Vicariato Apostólico de Mitú, na Selva Amazônica Colombiana. Brasileiro que, há 9 anos, trabalha nessa missão.  Sacerdote ordenado há seis anos.

Transcrito e adaptado por Jonatas Passos.