Leia

Entenda o porquê do título de Nossa Senhora Auxiliadora

O título de Nossa Senhora Auxiliadora é baseado na história da Igreja Católica e na especial devoção a Maria. Sua origem tem início, aproximadamente, no ano de 1571, quando ocorreu uma das maiores batalhas marítimas e sangrentas que já se tem registro: a Batalha de Lepanto, onde as forças cristãs conseguiram vencer o poderoso Império Otomano, uma ameaça à Igreja naquela época. Antes da Batalha, o Papa Pio V pediu aos fiéis que rezassem o Rosário pedindo a intercessão da Virgem Maria, que missas fossem celebradas de hora em hora, e que o povo fizesse penitência, porque essa luta seria difícil de ser vencida sem a intervenção divina. O império Otomano era o mais forte que havia naquela época, era o exército dos Mulçumanos, e eles queriam acabar com a fé católica e a Igreja Romana para ampliar o seu domínio, o seu império por toda a Europa.

A desproporcionalidade dos exércitos era grande, o exército católico tinha, aproximadamente, 80 mil soldados, composto por escravos e prisioneiros condenados, possuindo 200 barcos dos mais simples; enquanto, do outro lado, os Mouros tinham 300 mil soldados e cinco vezes mais o número de barcos.

Então, no dia 4 de outubro, teve início a batalha. Quando os soldados do exército católico avistaram aquele numeroso exército, ficaram aterrorizados, mas não se deixaram abater pelo medo; muito pelo contrário, eles foram tomados por uma coragem sobrenatural e partiram para cima do exército Otomano. Tentaram resistir o quanto puderam e, já no final do dia, por volta das 18 horas, na hora do Angelus, o exército católico começou a ganhar a batalha, pois o próprio exército Otomano estava se autodestruindo. Por causa disso, muitos navios dos Mouros foram derrubados e afundados.

Alguns prisioneiros de guerra foram levados e interrogados; eles diziam que, depois das 18 horas, apareceu uma mulher cujo olhar lhes colocava medo, e eles ficaram assustados com tal mulher, o que os deixou desorientados e, assim,
acabaram por atacar o próprio exército.

Créditos: Arquivo CN

Festa de Nossa Senhora das Vitórias

Após a vitória da batalha de Lepanto, a qual era quase impossível acontecer, o Papa viu que tal conquista foi por causa da intercessão de Nossa Senhora e as orações de todos os fiéis que haviam se unido em orações e súplicas. Em agradecimento a essa grande vitória, foi instituída a festa de Nossa Senhora das Vitórias, que, mais tarde, ficou conhecida como Nossa Senhora do Rosário. Depois desse acontecimento, foi adicionada, na Ladainha de Nossa Senhora, o título de “Maria, auxílio dos cristãos”.

O Papa Clemente XI surgiu como uma pessoa que lutou muito e se empenhou para que essa festa fosse criada na nossa Igreja. O então Papa, movido por uma profunda devoção mariana, percebeu a importância de honrar Nossa Senhora sob o título de Auxiliadora dos Cristãos, reconhecendo a sua constante intercessão e seu auxílio às necessidades da Igreja e dos fiéis diante de tantas realidades, até mesmo as vitórias em grandes batalhas que eram impossíveis de ser conquistadas humanamente, sem a ajuda e a intercessão dela.

Leia mais:
.:Dom Bosco e o seu grande amor por Nossa Senhora Auxiliadora
.:Consagração a Nossa Senhora Auxiliadora
.:Quem é Maria Santíssima?
.:Por que Nossa Senhora tem tantos títulos?

Com esse ardor e desejo de homenagear a sua Mãe espiritual, a Virgem Maria, ele convoca os mais sábios teólogos de sua época para estudar como se daria esse processo dentro da Igreja.

Foi feito um decreto papal que proclamava a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, passando a ser uma celebração oficial dentro do calendário litúrgico da Igreja. Com essa festa em dedicação a Nossa Senhora, a devoção começou a crescer cada vez mais na Europa e em outros países fora desse continente, e todos começaram a conhecê-la como Nossa Senhora Auxiliadora.

A importância de Dom Bosco

Outro motivo que fez essa devoção ser propagada foi a devoção de um grande santo chamado João Bosco, mais conhecido como São João Bosco. Os Salesianos tinham como patrona da Congregação Salesiana, Nossa Senhora com o título de Auxiliadora, e os Salesianos espalharam essa devoção por todas as suas casas, por seus colégios, e essa devoção foi sendo colocada em seus oratórios com as crianças, com todos que passavam por suas casas. Podemos dizer que foram os salesianos que propagaram essa devoção pelo mundo afora. Em todas as casas ou colégios Salesianos há, em sua entrada, a imagem de Dom Bosco e de Nossa Senhora Auxiliadora.

Essa devoção precisa crescer cada dia mais, porque Nossa Senhora, que auxiliou a Igreja em tantas batalhas impossíveis de serem conquistadas, humanamente falando, quer continuar a auxiliar todos os seus filhos diante de todas as batalhas que são travadas diariamente; ela quer ser esse auxílio para todas as pessoas que estão desesperadas, estão sem saber o que fazer e a quem recorrer, estão travando verdadeiras batalhas contra um câncer ou alguma doença terminal, contra a depressão, a síndrome do pânico ou mesmo algum tipo de batalha espiritual. Maria quer nos dar a vitória contra todas essas coisas.

É preciso, no entanto, fazer como os cristãos que estavam prestes a ir para a batalha: eles jejuavam, faziam penitências, participavam de missas diárias e, principalmente, recitavam o santo rosário; assim, diante das causas impossíveis, Nossa Senhora vinha em auxílio de todos que recorriam a sua intercessão.

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós

Por isso essa devoção tem ultrapassado séculos adentro, pois não há quem tenha recorrido ao auxílio dela e não tenha sido atendido. Nas grandes tempestades que a Igreja passou, ela sempre foi seu auxílio; nos combates contra todas as heresias, foi Nossa Senhora quem auxiliou a Igreja; contra os inimigos que se levantaram tentando destruir a fé do povo de Deus, foi o Auxílio da Mãe de Deus que não permitiu aos inimigos prevalecer contra a Igreja de Cristo. Ela, que tem muitos nomes, mas é uma única pessoa, continue a nos auxiliar nessa caminhada rumo à pátria definitiva, que é o Céu.

Wesley Paulo
Comunidade Canção Nova