A sociedade está criando e cultuando uma imagem de homens que falam o que pensam, mas não fazem o que devem, exigem seus diretos e se esquecem quais são seus deveres como cristãos e cidadãos.
“Bom cristãos, honestos cidadãos.” (Dom Bosco)
Fazem-se de vítimas de sua própria história e já não conseguem ter mais intuição masculina, ato de perceber e discernir.
“Examina a estrada onde pões o pé e todos os teus caminhos sejam bem firmes.” (Provérbios 4,26)
Posicionamento do homem
Homens que fogem das decisões necessárias do seu cotidiano, por conta de sua imaturidade e infantilidade, eles tremem diante da pergunta: “O que devo fazer diante desta situação?”
Que teu coração deposite toda a sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria.” (Provérbios 3,5).
Homens inseguros nos relacionamentos, no trabalho, na sua própria identidade, que é o sacrifício.
“A única forma de demonstrar amor neste mundo é através do sacrifício” (Fulton Sheen).
Leia mais:
.:São José, o nosso pai
.:Quem foi São José?
.:São José: um exemplo de discípulo para os cristãos
.:O homem deve conhecer a si sem deixar de conhecer a Deus
Homens espiritualmente falando, que buscam, em sua vida, elevadores e não mais escadas, degrau por degrau, porque o atalho castrou o homem moderno.
Tudo é absolutamente fácil, e não requer sacrifícios, não sonham mais em viver e morrer com a mesma mulher dentro de casa, mãe dos seus filhos.
Que São José nos ensine a sermos homens que fogem para o Egito, que gostem da aventura masculina de ser homens protagonistas semelhante a José. Mas que possamos, depois da experiência do Egito, voltar para Casa de Nazaré, a nossa essência, a nossa família.
Que, neste dia 19 de março, possamos ser Homens de Deus e retomar os trilhos da santidade. São José é o Pai das virtudes, ele assumiu a missão de cuidar de Maria e de seu Filho Jesus. São José não falha! Que, no dia de hoje, você peça a ele uma virtude necessária para cumprir bem a sua missão.
“O objetivo da vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus.” (São Gregório de Nissa)
Oração – São José, árvore forte
São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra, sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida feita de trabalho e de silêncio, ensina-me a ser eficaz em todas as situações. Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria.
Amém.
São José, valei-nos!
Ederson José – Comunidade Canção Nova