Reflexão

Na vida quando se ama, as pessoas passam ou permanecem?

Na vida muitas pessoas e fatos têm o poder de nos marcar profundamente

É interessante perceber que, na vida, existem muitas coisas que têm o poder de nos marcar profundamente. Existem experiências, pelas quais, a  intensidade com que acontecem em nós, deixam sempre vivas pessoas e fatos em nosso coração. Enxergando dessa forma, gosto de pensar no amor como uma realidade que impede o tempo de ser aquilo que é, ou seja, de passar.

O tempo, companheiro na jornada dos dias, realiza o ofício de amadurecer, fortalecer, separar. Com o passar do tempo, coisas, pessoas, lugares passam, porém, quando fazemos a experiência de amar percebemos que tudo isso é como que retirado da categoria temporal, pois, por mais que ele (tempo) nos roube as presenças externas, elas sempre continuam vivas dentro de nós.

Na vida quando se ama, as pessoas passam ou permanecem-

Foto Ilustratriva: jeffbergen / by Getty Images

Presença viva

Existem pessoas e fatos que nos marcam tanto que, por mais que o tempo passe, elas sempre continuam ali sorrindo para nós. As pessoas que amamos têm o poder de se incorporar àquilo que somos e de nos transformar um pouco naquilo que são.

Aquilo e “aqueles” que nosso coração verdadeiramente amou, começam a fazer parte do nosso jeito de ser e de ver a vida, eles acabam realizando uma mudança em nosso ser, dilatando com sua presença o horizonte dos nossos valores e significados.

Contemplo isso quanto olho para meu pai (…). Ele está sempre em mim e sua ausência tem o poder de aprofundar ainda mais a sua presença. Seu sorriso sempre me encontra, quando me acho só e perdido, como naquelas manhãs de novembro, quando seus olhos me diziam que eu também tinha o direito de errar.

Sua palavra ainda me conforta, quando fura o pneu do carro ou do caminhão. Meu coração o amou, e ele foi acrescentado a mim como algo que faz parte de um tesouro que, existe no mais íntimo do que sou. Ele começou a compor o acervo daquelas palavras silenciosas que só eu sou capaz de decifrar.

Leia mais:
.: Para e pense no que a impede de amar?
.: Nossa primeira vocação é amar
.: Como buscar a cura física e espiritual para a nossa vida e família?
.: As dificuldades da vida cristã e fidelidade no seguir Jesus

Fatos marcantes não são esquecidos

O que foi amado fica, permanece, não entra na dinâmica do tempo, não entra na dinâmica do perecer. O que amamos no sentido autêntico e não utilitarista da palavra “amor”, nos transforma para sempre, a ponto de podermos concluir que nunca mais seremos os mesmos, a partir dessa experiência vivenciada.

Meu pai nunca sairá de mim, ele sempre continuará falando dentro de mim, coisas que só eu sou capaz de compreender. Ele compõe o que sou, a ponto de aqueles que o conhecem, o perceberem existindo em mim.

Experiências que nunca passam, que nos fazem mais gente e nos permitem entender que o bem fica, mesmo onde houver o erro, pois, o amor consegue descobrir até no desacerto em uma profunda vontade de acertar.

Ame a vida

É triste perceber pessoas que “passam” a vida toda amando coisas que passam: carros, bens, cargos, etc., enquanto que, seus filhos crescem, os pais morrem, amigos adoecem, enfim, as pessoas mais importantes de suas vidas passam, sem antes terem tido a oportunidade existirem dentro do seu coração.

O coração que entendeu o que é amar sabe hospedar somente o que é essencial.

Por ora, quero deter-me por aqui. Quero deixar-te com o encanto das “presenças” que moram em você e com a tarefa daquelas que precisam, ainda, existirem em seu coração.

Deus abençoe!