Em todo relacionamento existe o desejo de felicidade recíproca, de plenitude e satisfação. Viver e conviver bem com outra pessoa, em equilíbrio e amor, é algo bem próximo da perfeição. Claro que, a perfeição total num relacionamento não existe, pois estamos falando de seres humanos que têm suas fraquezas, seus erros e imperfeições. Porém, buscar em comum a felicidade, de forma serena, pode ser uma forma de perceber sintonia na relação. Essa sintonia é alimentada com o respeito, conversa, compreensão, confiança e inovação constante que regam qualquer relação.
No início de qualquer relacionamento, a tendência do casal é querer ficar juntos o máximo de tempo possível. Com o passar do tempo, no entanto, essa vontade pode ir diminuindo e a rotina do relacionamento aparece. Geralmente, acabam dizendo que o relacionamento esfriou e se acomodam, achando que isso faz parte do relacionamento, além de ser inevitável. Conseguimos identificar que o relacionamento esfria quando o casal demonstra uma falta de vontade de realizar atividades que costumeiramente sempre faziam.
A falta de diálogo, a falta de tolerância na aceitação do outro e pequenas brigas podem ser sinais de que o casamento ou o namoro tenham caído na rotina. É normal. Acontece. Mas pode ser mudado! Porque toda planta que não é regada, ela seca e morre lentamente. Então, é preciso salvar a planta. Trocar o vaso, a terra, colocar adubo, trocar de lugar, quem sabe mais sol ou mais sombra. É necessário estar atento às necessidades dela e agir para que a plantinha do relacionamento se salve; perdure; dê sombra, flores e frutos.
A sintonia do relacionamento
O diálogo e a confiança são essenciais para evitarem as brigas e o desgaste dentro do relacionamento. Se o casal não conversa, não conseguirá manter um vínculo de cumplicidade e de confiança para resolverem os problemas. Conversar sempre com seu parceiro, demonstrar que se interessa por ele e se preocupa, faz com que ele sempre tenha o interesse de compartilhar as novidades. Desde o começo do namoro, é necessário que o casal estabeleça uma rotina de conversa, confidenciando suas alegrias e tristezas para que cada um saiba que pode confiar e ter o apoio do outro quando for necessário.
Existem muitas dicas importantes e simples de serem seguidas, a fim de não deixarem o relacionamento envelhecer, são elas:
– Manter o diálogo;
– Desenvolver alguma atividade junto com o companheiro;
– Aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro;
– Não impor, mas respeitar a opinião do parceiro;
– Preservar os momentos de intimidade do casal;
– Ter um espaço individual, por exemplo, praticar uma atividade como esporte, arte, ir à manicure, jogar uma bola etc.;
– Expor a sua opinião;
– Fazer planos juntos.
Leia mais:
::A presença dos transtornos no casamento
::Como viver a santidade no casamento?
::Os dez atos para o casamento feliz
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com
Para manter a leveza no relacionamento
Algumas atitudes surpresas, sem precisarem de datas especiais, também são importantes. Elas acabam trazendo satisfação pessoal para quem as praticam. Por exemplo, presentear a pessoa que você ama: não precisa ser nada de valor, apenas demostre que fez aquele gesto, aquela surpresa pensando nele.
Sempre se arrume para sair com o seu namorado ou marido, esposa. Sempre! Pois isso mostra que você se preocupa com sua aparência. Mesmo que há algum tempo seja casada(o) ou esteja namorando, ter a sua vaidade é importante, como também é importante querer se produzir para ele(a), assim como era no início do namoro.
Entre outras coisas, procure realizar passeios, atividades para que assim a rotina sempre mude. Desse modo, vocês poderão aproveitar momentos descontraídos juntos. Essas são dicas que ajudam a manter a leveza do relacionamento do casal. Estejam cientes de que poderão passar tranquilamente por qualquer dificuldade na relação se mantiverem a sintonia e a chama sempre acesas, ou seja, com a planta sempre regada, o relacionamento fica fortalecido.