Você não é apenas um número

Cada pessoa tem uma história e não deve ser tratada como número

Qual é o número do seu telefone? Qual o CEP da sua rua? Seu CPF? Qual é o número de sua matrícula? Quais resultados você trouxe para nós? Quantos anos de vida? Está doente, internado? Qual é número do seu leito e da enfermaria, por favor? Quer uma vida saudável? Qual é sua massa e altura? Seu IMC? Quantos quilos você deseja perder com essa dieta? Se você estuda, qual é seu número no diário de classe?

Você vai a qualquer lugar e as pessoas lhe pedem números. Você é identificado ou tratado como um número.

1600x1200-voce-nao-e-apenas-um-numero

Foto: Wesley Almeida/cancaonova

Quantos amigos ou seguidores você tem? Quantas fotos no Instagram você tem? Quantas curtidas para aquele prato lindo, mas sem sal (ok! sal não sai na foto) no Facebook? Você é importante pelo número de inscritos ou de curtidas que você tem.

Deus, no entanto, não lhe vê assim. Ele escreveu seu nome na palma da mão d’Ele (pode conferir em Is 49,16). O Senhor lhe chama pelo nome (Is 45,3), Ele o sonda e conhece; a palavra ainda não saiu de sua boca, e Ele já sabe (cf. Sl 139).

O Senhor não olha você como um número, embora esteja entre sete bilhões neste mundo. Ele não olha para você como um de 7.000.000.000. Você não é 0,000000014% das preocupações dele. O Senhor vai à procura da ovelha perdida, espera o filho que está perdido (Lc 15). Ele está perto de você e o conhece melhor que você mesmo; Ele lhe olha como olhou Zaqueu.

Cada pessoa tem uma história e Deus a conhece. Ele nunca o abandonou, apesar de você nem sempre ter percebido. Naquele momento mais difícil de sua vida, em que a dor foi insuportável, não era aquilo que Ele separou para você, mas estava com você.

Apesar d’Ele estar sempre com você, nem sempre O deixa fazer parte da sua vida nem agir nela. O Senhor só pode fazer parte de sua história se você lhe der livre acesso, reconhecer-se dependente d’Ele e de Seu amor. Não significa que os sofrimentos cessarão, porém, quem está n’Ele sabe que “tudo contribui para o bem dos que O amam”(cf Rm 8,28), e ainda que “os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós”. Teremos certeza para dizer em meio ao sofrimento: “É por isso que estou suportando também esses sofrimentos, mas não me envergonho. Pois sei em quem acreditei, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar até aquele dia o bem a mim confiado.” (cf. 2Tm 1,12)

Ele é Eterno, e isso significa que para Ele não existe início ou fim, que para Ele não existe passado, presente ou futuro. Tudo para o Senhor é agora, ou seja, se você disser: “Senhor, eu quero agora que faça parte de minha vida”, Ele não só mudará seu presente e seu futuro, mas curará de seu passado. Se você pedir “Vem, Espírito Santo!”, Ele virá. Se você pedir forças, Ele lha dará. Se você lhe contar sobre aquele momento de solidão ou dor, Ele o consolará.

Permita, hoje, que Aquele que o ama participe em tudo da sua vida.

Oração

Pai, quantas vezes estiveste perto de mim, e não permiti que agisse em mim e nos meus. Quantos momentos difíceis passei e, por causa do desespero, esqueci de que estavas bem ali, ao meu lado. Quantas vezes eu me permiti ser tratado como mais um, como um número, e poderia bem estar vivendo em Seu amor. Agora, permito que entre em minha vida e participe de todos os momentos; permito que Seu amor transformador entre em minha vida. Toca no meu passado com Seu amor, pois eu entrego ao Senhor toda minha vida e meu futuro.

Guilherme Ignácio Cardoso Christóvão
Missionário da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.