O propósito do Advento: preparação e expectativa pelo Natal
A importância do Advento na preparação para o Natal
O Advento, período de quatro semanas que marca o início do ano litúrgico, tem como propósito principal a preparação para o Natal. Essa celebração, juntamente com a Páscoa, figura entre as mais importantes da fé cristã. A Páscoa, a ressurreição de Cristo, só foi possível graças ao seu nascimento, o Natal.
A encarnação do Verbo: o mistério central do Natal
A encarnação do Verbo, Deus assumindo a natureza humana sem deixar Sua divindade, é o acontecimento mais importante da história da humanidade. Um mistério que transcende a compreensão humana. Vivendo entre nós, Cristo possibilitou a nossa salvação.
A salvação em Cristo: o fruto do Natal
A vinda de Cristo, Sua encarnação, sofrimento e morte na cruz, são a base da fé cristã. Sem esses eventos, estaríamos condenados, consequência do pecado original de nossos primeiros pais, Adão e Eva. A humanidade estaria sob o domínio das trevas.
Celebrando o Natal com devoção e alegria
Por sua importância, o Natal deve ser celebrado com grande fervor. A Igreja dedica quatro semanas de preparação, incluindo a novena de Natal, para que os fiéis celebrem e esperem a vinda de Cristo com a mesma expectativa de Nossa Senhora, São José e do profeta Simeão, que ficou maravilhado ao ver o Menino Jesus.
O Advento: tempo de espera e esperança
O Advento é um tempo de espera e esperança. Assim como os profetas do Antigo Testamento, Moisés e Abraão, anunciaram e esperaram a vinda do Messias, nós também somos chamados a aguardar e celebrar o nascimento de Jesus, que hoje está entre nós.
Transcrito e adaptado por Jonatas Passos