“Eles não têm mais vinho” (Jo 2,3). Essa passagem da Bíblia, muito conhecida, poderia ter um fim trágico não fosse a misericórdia de Jesus e a intercessão de Nossa Senhora. Imagine a cara da noiva com esse problema na festa de casamento!
Afinal, para muitas mulheres o sonho de uma vida é entrar na igreja de véu, grinalda, buquê de flores de laranjeira ao som da marcha nupcial. Esse sonho fica mais próximo de ser concretizado com o pedido de noivado. A partir do momento em que a namorada diz ‘sim’, começa a contagem regressiva para que o grande dia seja perfeito e nada falte.
É uma maratona de decisões e escolhas que se inicia: vestido, igreja, padrinhos, damas e pajens, canções. Vai haver festa? Então, é aí que a agenda e o bolso “apertam”!
Em meios aos preparativos, não se esqueça da oração
O casal de noivos, porém, não pode se esquecer do essencial nesse período: a oração e a escuta a Deus, pois Ele é providente e fiel, não deixando faltar nada. Mas é preciso ouvir o Senhor antes de qualquer escolha.
Em geral, nesse período, enquanto o noivo continua com a sua vida comum e normal de todo santo dia, a noiva passa boa parte das horas pensando na lista de tarefas até o dia do casamento, e pode se tornar até chata para os amigos, pois só fala nisso. Ela precisa estar atenta para não se alienar nem ser seduzida pelos fornecedores, os quais, muitas vezes, nos fazem crer que o mundo gira em torno do casório.
Hoje, há uma indústria “mafiosa” no ramo de casamentos, que vende a ideia de que, para a boda ser linda, precisa ser cinematográfica e cara. Isso é uma grande mentira! Principalmente, porque ofusca o mais importante: a bênção de Deus para o amor entre os noivos, o que faz da mais simples cerimônia um acontecimento único.
Alguns casais se preocupam tanto com a festa, a música, a lua de mel e os presentes, mas não percebem que o matrimônio é um sacramento que expressa a vocação de dois filhos de Deus, os quais serão uma ajuda adequada um para o outro rumo ao céu. É preciso discernimento para colocar Deus em primeiro lugar.
Já parou para pensar que os noivos das Bodas de Caná sequer souberam que faltou vinho? Jesus, na hora certa, manifestou o primeiro milagre. À medida que o noivado vai passando, o casal deve experienciar os pequenos milagres cotidianos, desde a escolha da data até a vida de casados.
Leia mais:
.: Qual é a hora de dizer sim ao noivado?
.: Dez dicas para viver bem o noivado
.: Namoro e noivado são passos em preparação para o casamento
.: A maturidade exigida no noivado
De qual milagre você precisa hoje? O dinheiro está curto?
Cada casal precisa aliar sua condição financeira a seus sonhos, para definir prioridades. Quando se coloca Deus na história, tudo fica mais leve, pois Ele, que providenciou o encontro dos namorados, é quem vai guiar o casal e cuidar para que, com discernimento, organizem uma cerimônia marcante e significativa, tanto para eles como para suas famílias.
Para ajudar nessa busca conjunta de Deus, o curso de noivos é fundamental, pois o casal vai, em retiro, refletir sobre essa importante decisão. E os noivos também não podem se esquecer de procurar um serviço médico para os exames pré-nupciais, que vão atestar a boa saúde de ambos, e também discutir sobre o planejamento familiar.
“Todos servem o vinho bom e, quando os convidados já estão embriagados, servem o pior. Você porém, guardou o vinho bom até agora!” (Jo 2,10).
Por compaixão dos noivos, a pedido de Nossa Senhora, Jesus realizou o impossível e possibilitou que a festa continuasse. Ele não é um Deus que deixa as coisas pela metade, mas realiza nossos sonhos por inteiro. Portanto, peça o auxílio d’Ele no seu grande dia! Recorrer ao Espírito Santo, antes de tomar qualquer decisão, da data ao altar, fará você experimentar todas as providências de Deus, para que recebam esse sacramento de forma digna, feliz e surpreendente.
“Buscai, primeiro, o Reino de Deus e a Sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado” (Mt 6, 33). Pode crer!