Chegamos ao oitavo dia da novena de preparação para a canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati. Hoje meditamos sobre o grande projeto de vida de Carlo, expresso numa frase que resume sua espiritualidade: “Estar sempre unido a Jesus, eis o meu projeto de vida.”
Um projeto de vida com sentido eterno
Carlo sabia que todas as coisas desta vida são passageiras. O trabalho, o estudo, o lazer e até as alegrias humanas têm limites. Só em Deus encontramos plenitude. É Ele quem dá sentido às nossas escolhas e ao nosso dia a dia. Por isso, Carlo não queria ser apenas “mais um”, mas viver de modo original, unido a Cristo. Ele dizia também: “Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias.” A união com Jesus é o que nos torna verdadeiramente únicos e dá peso eterno às nossas pequenas ações.
A santidade no quotidiano
Santa Teresa de Ávila dizia que fazer votos no dia da consagração é fácil; difícil é manter-se fiel ao longo dos anos. O mesmo vale para nós: não basta viver momentos fortes de fé, é preciso perseverar nas coisas pequenas. Carlo nos ensina isso com gestos simples, como quando economizava para comprar um saco de dormir e doar a um sem-abrigo. A santidade está nesses detalhes do cotidiano, quando cada ato é vivido por amor a Deus.
Testemunhar com a vida
Carlo tinha consciência de que até o ambiente digital podia ser espaço de evangelização. Mas mais do que palavras, sua vida era testemunho. Assim como dizia São Francisco de Assis: “Pregai o Evangelho em todo o tempo. Se necessário, usai palavras.” No ritmo acelerado do mundo moderno, com tantas distrações, Carlo nos lembra que é preciso disciplinar o tempo, dar espaço para Deus e transformar até as ocupações comuns em oração.
Palavra de Deus
“Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente (…). E acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição.
E tudo quanto fizerdes, por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai.”
(Cl 3, 12-17)
Oração do 8º dia
Senhor, nosso Deus, que destes a Pier Giorgio Frassati e a Carlo Acutis a graça de viver com alegria o Evangelho e de vos servir nos irmãos, concedei-nos, pela sua intercessão, a graça de vos amar sobre todas as coisas e de caminhar com coragem no caminho da santidade.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.