Chegamos ao quarto dia da novena de preparação para a canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati. Hoje, refletimos sobre um tema essencial na vida cristã e tão presente na juventude de ambos: a amizade.
A amizade, dom de Deus
Pier Giorgio dizia: “Na vida terrena, depois do afeto dos pais e irmãos, um dos afetos mais belos é o da amizade. Todos os dias tenho de agradecer a Deus por me ter dado amigos tão bons, que constituem para mim um guia precioso de toda a minha vida.” A amizade, portanto, não é apenas fruto de escolhas humanas. É um presente de Deus. Os verdadeiros amigos são colocados em nosso caminho pelo Senhor, como companheiros de viagem, irmãos que nos ajudam a crescer e a nos aproximarmos Dele.
Amizade que evangeliza
São Tomás de Aquino dizia que “dois amigos podem ser como uma só alma”. A amizade verdadeira vai além da simpatia ou das afinidades; ela se torna um espaço de evangelização. Quantas vezes alguém chega a Cristo porque um amigo o convidou, acompanhou, insistiu, ligou ou simplesmente esteve presente! A evangelização começa muitas vezes assim: com a paciência e a proximidade de uma amizade verdadeira.
Alegria, festa e fé
Pier Giorgio era conhecido também por sua alegria com os amigos: caminhadas na montanha, encontros, momentos de partilha e até festas, onde irradiava simplicidade e fé. Para ele, até os momentos de diversão eram ocasião para celebrar a vida e o amor de Deus. A fé cristã não é apenas sacrifício: ela é também festa, convívio, celebração. Como lembra a liturgia, após 40 dias de Quaresma vêm 50 dias de Páscoa — a alegria é maior que a penitência, porque Cristo está vivo!
Evangelho do dia
“Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando.
Já não vos chamo servos, mas amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do meu Pai.”
(Jo 15, 12-15)
Jesus chama cada um de nós à amizade com Ele. Carlo e Pier Giorgio viveram essa amizade de tal forma que se tornou luz para os seus amigos e para todos os que os conheceram.
Oração do 4º dia
Senhor nosso Deus, que destes a Pier Giorgio Frassati e a Carlo Acutis a graça de viver com alegria o Evangelho e de vos servir nos irmãos, concedei-nos, pela sua intercessão, a graça de vos amar sobre todas as coisas e de caminhar com coragem no caminho da santidade.
Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.