Acompanhe!

2º Dia da Novena de preparação para a Canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati

Seguimos juntos no caminho de preparação para a canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, que será celebrada no próximo dia 7 de setembro. Hoje, o destaque vai para a vida e espiritualidade de Pier Giorgio Frassati, jovem italiano que encontrou na Eucaristia e no serviço aos pobres a fonte de sua santidade.

Pier Giorgio: um jovem de muitos dons

Pier Giorgio era um jovem ativo e cheio de energia. Participava de grupos de alpinismo, associações políticas, movimentos de oração e das Conferências Vicentinas, onde se dedicava aos mais necessitados. O mais impressionante, porém, é que toda essa atividade não era mero ativismo. Ele conseguia conciliar tudo com uma vida intensa de oração. O segredo de sua força estava na Eucaristia, que era a fonte de sua missão.

Uma fé que se transforma em caridade

Filho de uma família muito rica, Pier Giorgio preferiu o caminho da simplicidade e do serviço. Muitos só descobriram sua dedicação aos pobres após a sua morte, quando no funeral apareceram centenas de pessoas humildes, testemunhando silenciosamente a vida escondida de caridade que ele levava.

Ele mesmo dizia: “Jesus visita-me todas as manhãs na Eucaristia; eu retribuo-lhe, na medida do possível, visitando os pobres.” A sua fé não era teoria, mas vida concreta: ver em cada pessoa necessitada o próprio Cristo.

O critério das escolhas: servir os mais pobres

Até nas escolhas práticas da vida, Pier Giorgio deixou-se guiar pela caridade. Ao escolher sua carreira, decidiu estudar Engenharia de Minas, pois desejava estar próximo dos mineiros, uma das classes mais exploradas e pobres de sua época. Para ele, a vocação profissional não se media por dinheiro ou prestígio, mas pela possibilidade de servir.

O Evangelho do dia

No Evangelho de hoje (Mt 25, 31-40), Jesus identifica-se com os pobres e necessitados: “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.” Pier Giorgio compreendeu profundamente essa verdade: servir os pobres era servir ao próprio Cristo. Sua vida foi um evangelho vivo da caridade.

Oração do 2º dia

Senhor, nosso Deus, que destes a Pier Giorgio Frassati e a Carlo Acutis a graça de viver com alegria o Evangelho e de vos servir nos irmãos, concedei-nos, pela sua intercessão, a graça de vos amar sobre todas as coisas e de caminhar com coragem no caminho da santidade.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.