Meu Imaculado Coração triunfará

Na tribulação, recorra ao Imaculado Coração de Maria e contemplarás a vitória

Meu Imaculado Coração triunfará”. Há mais de 100 anos, essas palavras foram ditas por Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima. Palavras que jamais foram esquecidas e, ainda hoje, dão esperança aos filhos de Maria.

O Cardeal Joseph Ratzinger, no ano 2000, quando atuava como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, escreveu um documento com o título “A mensagem de Fátima”, onde deu a conhecer os Segredos de Fátima e explicou o significado das palavras: “O meu Imaculado Coração triunfará”. O mesmo afirmou que esses termos fazem parte das palavras-chave do segredo.

O triunfo do Imaculado Coração: força contra o mal

“O meu Imaculado Coração triunfará”. Que significa isso? Significa que esse Coração aberto a Deus, purificado pela contemplação de Deus, é mais forte do que as pistolas ou outras armas de qualquer espécie. O fiat de Maria, a palavra do seu Coração, mudou a história do mundo, porque introduziu o Salvador neste mundo, e graças àquele “Sim”, Deus pôde fazer-Se homem no nosso meio, e tal permanece para sempre. Que o maligno tem poder neste mundo, vemo-lo e experimentamo-lo continuamente; tem poder, porque a nossa liberdade se deixa continuamente desviar de Deus. Mas, desde que Deus passou a ter um coração humano e deste modo orientou a liberdade do homem para o bem, para Deus, a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra. O que vale desde então, está expresso nesta frase: “No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33). A mensagem de Fátima convida a confiar nessa promessa.

Créditos: Ondrooo / GettyImagens

Seguindo o pensamento de Ratzinger, diante das adversidades e aflições impostas ao homem na peregrinação desta vida terrena, não se pode perder a esperança, é preciso caminhar com coragem e confiança na promessa do Pai que enviou Seu Filho ao mundo pelo Ventre Imaculado de Maria.

A mensagem de Fátima é um convite à confiança e à penitência. O Imaculado Coração de Maria Triunfará para sempre. Em vários momentos cruciais da história da Igreja, a Virgem Maria sempre foi o auxílio necessário para a Igreja e a humanidade. A Batalha de Lepanto é um dos exemplos da intervenção de Maria. Em 7 de outubro de 1571, uma coalizão de forças cristãs, conhecida como a Santa Liga, enfrentou a frota do Império Otomano nas águas do golfo de Patras, próximo a Lepanto. Antes da batalha, o Papa Pio V pediu a todos os cristãos que rezassem o Rosário, buscando a intercessão de Nossa Senhora para a vitória. A vitória decisiva das forças cristãs, que impediu a expansão otomana no Mediterrâneo, foi resultado direto da intervenção de Maria. Em agradecimento, o Papa Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário em 7 de outubro.

Libertação do mal e caminho para a salvação

Onde está o Imaculado Coração de Maria o mal não pode atuar, não pode vencer, por isso Satanás tem horror da Virgem Maria. Quem tem Maria por Mãe não precisa temer, mas sim confiar.

Maria não quer somente libertar a humanidade das armas, das guerras… Ela também quer libertar os seus filhos das armadilhas de satanás, do pecado, da depravação, dos horrores contra Deus e seu filho Jesus.

Todo cristão católico precisa cultivar seu amor e devoção a Virgem Maria, precisa ter por Maria um amor filial. São Luís Maria Grignion de Montfort diz: “A devoção a Santíssima Virgem é necessária a todos os homens para conseguirem a salvação”.

A mesma Mãe que revela seu triunfo exorta os filhos a rezarem e se penitenciarem, o triunfo vem por meio da oração e da penitência, como foi na Batalha de Lepanto. O Papa São Pio V recebeu de Nossa Senhora a revelação de que os católicos venceriam a batalha por meio da oração do Rosário. Confiante nessa promessa, ele pediu que toda a Igreja Católica, inclusive os que iriam para as batalhas,  rezassem com muita fé e devoção, o Rosário. Além disso, Pio V convocou todos os soldados para que fizessem jejum e oração, além de se confessarem e comungarem o corpo de Cristo antes da batalha, por isso em cada navio estava presente um padre. A batalha foi vencida por meio da oração e penitência. A vitória chegou graças à liderança espiritual de Pio V e à intervenção magnífica de Nossa Senhora.

Encontre força e esperança no Imaculado Coração de Maria

Pense nas situações adversas que você vive e proclame: O Imaculado Coração Maria triunfará. Quantas batalhas você pode estar vivendo consigo mesmo para vencer um pecado! Batalhas no casamento, na educação dos filhos, no trabalho, na família. Confie! O Coração de Maria, purificado pela contemplação de Deus, é mais forte que todas essas situações.

Santo Antônio Maria Claret dizia: “Ditoso quem invoca Maria Santíssima, quem recorre ao Imaculado Coração de Maria com confiança, porque alcançará o perdão dos pecados, a graça e, por fim, a glória do Céu”.

Queres ser santo? Não deixe de recorrer ao Imaculado Coração de Maria, não deixe de imitar o Coração de Maria. Maria é a porta do céu. A Virgem Maria quer exercer o seu triunfo na sua vida, na sua família. Confie, reze e jejue! Por fim, meu Imaculado Coração triunfará!

Willieny Isaías da Silva Casagrande
Missionária da Comunidade Canção Nova