O Natal é o maior acontecimento da História da humanidade, pois é o nascimento de Deus como homem. Que graça maior poderíamos desejar? O Filho eterno do Pai manifestou-Se na nossa pobre humanidade para enriquecê-la com a Sua divindade; Ele veio para nos dar a graça da comunhão, da amizade com Ele – é isso a salvação!
Os profetas anunciaram o nascimento de Jesus Cristo: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, ele recebeu o poder sobre seus ombros, e lhe foi dado este nome: Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai Eterno e Príncipe da Paz” (Is 9,5). “Mas tu, (Belém), Éfrata, embora o menor dos clãs de Judá, de ti sairá para mim aquele que será dominador em Israel” (Mq 5,1).
O Natal do Senhor mudou a história da humanidade
As maravilhas do Natal são fatos que mudaram a história da humanidade. Nada na História do Mundo foi tão importante do que o maravilhoso nascimento de Redentor dos homens. Nosso Senhor Jesus Cristo veio a nós para:
1 – Salvar o povo dos seus pecados (Mt 1,21; Lc 2,30-32);
2 -Para instaurar o Reino de Deus (Mt 4,17), e o seu reinado não terá fim” (Lc 1,33);
3 -Para libertar o ser humano de toda injustiça e tira-lo das trevas para a maravilhosa luz (Lc 4,18; Cl 1,13);
4 -Para desfazer as obras do diabo (I Jo 3,8);
5-Para destruir a morte e nos dar vida eterna como o Pai (1 Cor 15, 26; 1 Tm 1, 10; Hb 2, 14; Lc 24, 43; Jo 14.1-6).
O Natal é amor porque Deus é amor (1 Jo 4, 8). É paz porque Jesus é o Príncipe da Paz (Is 6, 9). É consolo e alegria porque o Espírito Santo é o Consolador e alegria (Jo 14, 16; Gl 5, 22).
Leia mais:
.:Liturgia Diária
.:Natal virtual: como aproveitar as festas sem perder a essência?
.:O nascimento de Jesus na perspectiva de José
.:O que ensinar aos nossos filhos pequenos sobre o Papai Noel?
Tempo litúrgico
No entanto, o Natal não se resume a um dia, também não se limita a celebrar o Nascimento de Jesus.
Podemos assim dizer que o Natal também é um tempo litúrgico, formado por cinco festas (Natal do Senhor, Sagrada Família, Santa Maria Mãe de Deus, Epifania do Senhor e Batismo do Senhor) que celebram o mistério da Manifestação do Filho de Deus que se fez homem. É o Tempo no qual a Igreja celebra os santos Mistérios, entre a comunhão real e verdadeira com o Mistério da Manifestação, da Vinda, do nosso Salvador e Deus bendito na nossa natureza humana, por meio da Eucaristia.
Que Deus nos dê a graça de aproveitar e viver Santo Natal!