Testemunhando a Glória Divina: A Transfiguração de Jesus
Festa da Transfiguração do Senhor é uma festa que, segundo a tradição, ocorreu 40 dias antes da Crucificação, logo, por consequência, 40 dias depois, 14 de setembro, ocorre a festa da Exaltação da Santa Cruz.
Conforme o evangelho lido na festa da Transfiguração(Mc 9,2-10), Jesus toma Pedro, Tiago e João consigo para subir ao monte. Leva esses 3 apóstolos pois, conforme São Tomás de Aquino diz, essas escolhas tinham explicação:
- Pedro, era o discípulo que mais amava Jesus
- João, era o discípulo que Jesus mais amava
- Tiago, porque em Mt 20,22, junto com o irmão, disse que beberia do mesmo cálice que Nosso Senhor, Jesus
Um vislumbre da glória celestial
Jesus mostra a esses escolhidos o que é um corpo glorificado, que um dia eles terão, ao estrarem no Céu. Aquele momento então era uma experiência do Céu. Não à toa, conforme a leitura, Pedro diz: “É bom ficarmos aqui” (Mc 9,5). Devia estar muito bom mesmo pois, não somente Jesus estava com eles, mas também Moisés, representando a lei, e Elias, representando os profetas.
Vestígios do Céu
De tal forma foi a transfiguração que até suas vestes ficaram brilhantes e brancas, a tal ponto que, diz a Palavra, nenhuma lavadeira poderia deixar em tal brancura. Isso demonstra ainda que, no Céu, não se permite sujeira alguma, nem nas vestes celestiais. Somente santos entram no Céu. Não basta ser salvo, precisa ser santo.
A presença de Jesus é suficiente
Pedro, com o ímpeto que já lhe era peculiar, diz ainda que desejava fazer 3 tendas para Jesus, Moisés e Elias. Esqueceu-se até de tendas para ele e os outros 2 apóstolos. Importava somente estar com Jesus, Elias e Moisés naquela experiência de Céu que viviam. Fica claro aqui que estar com Jesus já é o suficiente para nós. Não precisamos de mais nada. Se você está valorizando outras coisas, além de Jesus, dando valor a outras questões, que não seja Jesus, saiba que essa ordem não é a correta e precisa ser reavaliada. Jesus precisa ser o suficiente em sua vida. Precisa ter o 1º lugar em sua vida.
Leia mais:
.:Que nada se perca!
.:Sacerdote, ministro revestido de dignidade A missão sublime do sacerdote: ponte entre o céu e a terra
.:Nossa Senhora Rainha dos anjos, dos santos e dos homens
.:Transfiguração de Jesus
Um segredo divino
Chama atenção ainda que o Jesus que conheciam vivia como nós, tinha fome, sede, chorava, mas, nesse momento, Jesus se mostra por inteiro. Mostra toda a sua Glória, e só mostra a esses 3 apóstolos. Eles viram algo tão tremendo que, ao descerem da montanha, Jesus diz a eles que não deveriam contar a ninguém.
A voz do Pai
Para dar maior clareza da experiência de Céu que estavam vivendo, uma nuvem desce sobre eles e uma voz diz “Este é meu Filho amado. Escutai o que ele diz” (Mc 9,7). Sim, o Pai vem novamente, da mesma forma que no batismo de Jesus, quando também chama Jesus de Filho Amado. Essa manifestação de Deus vem para selar esse grande momento.
O chamado à Transfiguração hoje
Na festa da Transfiguração de 2021, Papa Francisco disse: “A festa da Transfiguração do Senhor nos recorda que somos chamados a experimentar o encontro com Cristo”. Com isso, podemos entender que, no dia de hoje, Jesus está chamando a mim e a você para subir o monte com Ele para rezar. Para nos afastarmos do mundo por um tempo e ficar somente com Nosso Deus e rezar. Ter uma experiência do Céu. Lá, que é o meu e seu lugar.
Que tal? Pedro, Tiago e João subiram ao monte. E você? Qual será sua resposta? Vamos subir com Jesus o monte?
Junior Alves – Missionário da comunidade Canção Nova, Graduado em Ciência da Computação(UFRJ) e Mestre em Administração de Empresas(PUC/RJ)